Cirurgia durou cerca de seis horas
Reprodução/Reuters

O artista de jazz sul-africano Musa Manzini toca sua música em todo o mundo, mas uma performance se destacou recentemente: o dedilhado em seu violão enquanto cirurgiões operavam seu cérebro.

Um vídeo do multi-instrumentista e professor universitário feito durante a cirurgia de seis horas para um tumor em seu cérebro mostra Manzini no centro cirúrgico, cercado por uma equipe médica, tocando seu violão.

Veja também

África do Sul manda prender ex-primeira dama do Zimbábue
Brasil fica em 5º lugar em ranking internacional de ‘ignorância’
Acompanhe o noticiário internacional do portal R7

Isso permitiu que os médicos da cidade de Durban, na África do Sul, observassem quais regiões de seu cérebro eram acionadas enquanto Manzini tocava, facilitando a preservação dessas áreas e também restaurando alguns dos movimentos afetados pelo tumor. A medida reduziu o risco de danos neurológicos. 

Manzini disse à Reuters uma semana após a operação que se sentiu “esquisito” e “desconfortável”, e acrescentou que “ficar acordado, anestesiado e ouvir os sons de um maçarico dentro do cérebro” impediaram que ele se concentrasse na música. De qualquer forma, ele pretende voltar aos palcos quando se recuperar. 

*Estagiária do R7 sob supervisão de Ana Luísa Vieira

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001