O chá de alface feito por Rafael Ilha, em A Fazenda, contra insônia realmente funciona, segundo especialistas. A nutricionista Maria Flávia Sgavioli explica que a alface é rica em letucarium, substância esbranquiçada que sai das folhas que promove relaxamento muscular. O chá também diminui a liberação de cortisol, hormônio que causa o estresse, e libera endorfina, que causa bem-estar, de acordo com a nutricionista Gabriela Cilla. Para prepará-lo, é necessário fazer uma infusão com 250 ml de água. Quando começar a ferver, coloque dois talos de alface, deixe descansar por 8 minutos e coe*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah GianniniO chá de camomila também ajuda a dormir, de acordo com as nutricionistas. Além de ter a substância Camellia sinensis, que age nos neurotransmissores, diminuindo a liberação de cortisol e controlando a liberação de leptina, que causa a ansiedade, o chá possui micronutrientes, como magnésio, ferro, fósforo, potássio e cálcio, que também ajudam a relaxar. Por regular a liberação desses hormônios, o chá também ajuda a controlar a fome e compulsão alimentar, segundo Gabriela CillaJá tomar água com açúcar para acalmar é um mito. As nutricionistas afirmam que a eficácia da composição não tem comprovação científica, sendo de efeito placebo. Maria Flávia afirma que a sensação de conforto se dá pela percepção do doce pelas papilas gustativas, mas o efeito é psicológico. Além disso, o açúcar aumenta a carga glicêmica e demanda maior produção de insulina, o que não é benéfico. Gabriela diz que o sabor doce desvia o foco do pensamento ansioso. Ela afirma também que o açúcar é uma substância que dá energia e não deve ser adicionada a chás, pois corta o efeito calmante que oferecemO chá de laranjeira, assim como outros chás, possui magnésio, ferro, fósforo, potássio e cálcio, o que ajuda no relaxamento do sistema nervoso, mas não há efeito significativo. Fora isso, não há nenhuma comprovação científica sobre os efeitos do chá como método de indução ao relaxamentoTomar leite quente também está entre os mitos das receitas que acalmam e ajudam a dormir. Segundo Maria Flávia, o leite é uma substância inflamatória e seu uso pode ser prejudicial a longo prazo. Gabriela afirma que a sensação de conforto se dá pela temperatura e por ser uma proteína. Como sua absorção é mais lenta, o sangue fica concentrado nesta ação, o que pode dar uma sensação tranquilizante O chá de erva-cidreira e de erva-doce ajudam a melhorar a qualidade do sono. Isso porque essas plantas são ricas em flavonoides, substâncias que têm ação antioxidante no cérebro, melhorando a cognição, levando a um relaxamento mais rápido e de melhor qualidade O suco de maracujá tem “fama” de calmante. No entanto, Gabriela afirma que o suco não acalma tanto quanto o chá, por conta da temperatura. “As bebidas quentes, em geral, têm ação calmante. A temperatura causa relaxamento muscular e conforto”,  afirma. As folhas do maracujá são ricas em passiflora, que ajuda a induzir o sono. Isso acontece porque, quando ingerida, a passiflora tem ação direta no cérebro, diminuindo a velocidade do pensamento e tornando a pessoa mais ‘lenta’

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