A vacina contra a pólio tem 5 doses, sendo as três últimas via oral
Divulgação/Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (5) que faltam 976 mil crianças serem vacinadas contra o sarampo e a pólio. A campanha de vacinação, com final previsto para a última sexta-feira (31), foi prorrogada até dia 14 em 17 Estados brasileiros que não atingiram a meta de cobertura vacinal de 95%, segundo o governo. 

Até o momento, 10 milhões de crianças dentro do público-alvo, entre 1 e 4 anos, estão imunizadas no país contra as duas doenças, o que corresponde a 91,3%.

Leia também: Tire suas dúvidas sobre o sarampo

“A recomendação é que Estados e municípios façam busca ativa para garantir que as crianças sejam vacinadas”, informou o Ministério por meio de nota.

Os Estados que atingiram a meta de vacinação são Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia, Sergipe, Goiás, Paraíba, Maranhão e Ceará atingiram a meta de vacinação do Ministério da Saúde.

O Rio de Janeiro permanece com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Distrito Federal, Piauí, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas, Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Norte e São Paulo.

O Ministério ressalta que a campanha deste ano é indiscriminada, portanto, todas as crianças dentro da faixa etária devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.

Leia também: Brasil tem 8 mortes e mais de 1,5 mil casos de sarampo, diz Ministério

A poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989, já o sarampo havia sido eliminado em 2016, mas voltou a ser registrado este ano.

A vacina contra o sarampo engloba duas doses. A primeira dose é da tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola e deve ser dada logo após a criança completar 1 ano. A segunda dose é a tetraviral, que inclui a proteção à varicela (a catapora), aos 15 meses (1 ano e três meses de vida).

Já a imunização contra a poliomielite é composta por cinco doses de vacina. As duas primeiras doses, aos 2 e 4 meses de idade, são injetáveis. As outras três, aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, são por via oral, as famosas gotinhas.

Manchas vermelhas no corpo? Saiba diferenciar sarampo de catapora: 

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001