Reprodução/Instagram

Uma ideia que começou em em 2003 em Melbourne, na Austrália, se transformou em uma das mais sucedidas campanhas em prol da saúde masculina: o  “Movember”, campanha de um mês para que os homens deixem de depilar os pelos do rosto. O objetivo é arrecadar dinheiro e conscientização sobre questões como câncer de próstata, câncer testicular e problemas de saúde mental, como depressão e suicídio.   
No primeiro desafio Movember, um grupo de 30 amigos australianos (auto-proclamados “Mo Bros”) desafiou um ao outro a deixar o bigode crescer por um mês, simplesmente para ver se eles poderiam trazer o estilo de volta.
Surpresos com o sucesso feito por seus bigodes, os fundadores decidiram vincular o desafio a uma causa digna, porém negligenciada — a saúde dos homens — e a Movember Foundation nasceu.

Hoje, o Projeto Movember atrai participantes internacionais da América, Europa, África do Sul, Canadá, Nova Zelândia, China e muito mais.
Desde o seu início humilde com apenas 30 participantes, houve mais de 5,2 milhões de participantes no Movember em 2017, e foram arrecadados US $ 710 milhões.
Nos últimos 13 anos, 1.200 projetos de saúde para homens foram financiados com doações recorde.

Saúde masculina em foco

A campanha Movember também pretende aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e também no câncer de testículo, além de questões de saúde mental, como depressão e prevenção do suicídio.
As taxas de câncer de testículo duplicaram nos últimos 50 anos, as taxas de câncer de próstata vão fazer o mesmo nos próximos 15, e 500.000 homens tiram a própria vida a cada ano, segundo a Fox News. Há um estigma e um silêncio generalizados em torno desses três problemas de saúde, mas a Movember está mudando este cenário.

Um desafio entre amigos virou uma campanha mundial
Reprodução/Instagram

Para participar do Movember é simples: basta deixar o bigode crescer durane o mês de novembro. A fundação propõe que se inicie o máximo de conversas sobre a saúde masculina e arrecade dinheiro para a organização sem fins lucrativos.
Alguns desafiantes pedem a amigos e parentes que doem um dólar todos os dias para que cresçam, outros fazem lances sobre qual cor deixar o bigode, e muitos simplesmente doam o dinheiro que gastariam para raspar a barba no mês. 

As opções para angariar fundos podem ser muito criativas, mas o principal objetivo é quebrar o silêncio e o estigma que cercam a saúde dos homens em escala global.Para começar e celebrar o início do Movember, confira 15 fatos sobre os bigodes.

1. O rei dos corações é o único rei em um baralho de cartas sem bigode.

2. O homem comum passa seis meses de sua vida raspando e fazendo bigode (supondo que ele comece por volta dos 15 anos e viva por volta de 75 anos.

3. Em Eureka, Nevada, nos Estados Unidos, é ilegal que homens com bigodes beijem mulheres.

4. Às vezes, a polícia do estado de Madhya Pradesh, na Índia, recebe bônus para aumentar seus bigodes porque acreditam que eles aumentem o respeito pelos profissionais.

5. Nobres da era vitoriana comiam sopa com “colheres de bigode” especiais, equipadas com pequenas barreiras para proteger seus bigodes, de acordo com a uselessdaily.com.

O rei de Copas é o único que não tem bigode
Reprodução

6. Em 1967, os Beatles incluíram bigodes de papelão em seu álbum, o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, porque os membros da banda exibiam bigodes na capa.

7. O primeiro artefato histórico que descreve um bigode remonta a 300 a.C. e mostra um cavaleiro iraniano com um bigode grosso e preto.

8. Um estudo realizado pela Universidade de Southern Queensland, na Austrália, descobriu que os pelos faciais podem proteger a pele e prevenir o câncer de pele, desviando 90% a 95% dos raios UV prejudiciais.

9. Há entre 10.000 e 20.000 cabelos no rosto de um homem e o bigode médio tem 600.

10. De acordo com o Guinness World Records, Ram Singh Chauhan detém o recorde de bigode mais longo, medindo 14 metros de comprimento. Ele deixou o bigode crescer desde 1982, depois que um amigo com um bigode de dois metros de comprimento o desafiou.

Ram Singh Chauhan detém o recorde de bigode mais longo do mundo
Reprodução

11. Os bigodes são capazes de absorver 20% do seu próprio peso em líquido, o que os torna muito úteis em caso de derrame.

12. O homem comum tocará seu bigode umas 750 vezes por dia, com média de 31,25 vezes por hora.

13. Alexandre, o Grande, fez todos os seus soldados rasparem os bigodes antes da batalha de Ardela.

14. O Campeonato Mundial de Barba e Bigode acontece anualmente desde 1990, e Anchorage, no Alasca, enviou um número recorde de participantes.

15. Albert Einstein não foi visto sem o bigode por mais de 50 anos.

Einstein usou bigode por mais de 50 anos
Reprodução

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001