A meta é vacinar mais de 9 milhões de pessoas em São Paulo
Everaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Neste sábado (17) acontece o “Dia D” da vacinação contra a febre amarela no Estado de São Paulo. Todas as 54 cidades, incluindo a capital, que fazem parte da campanha de vacinação fracionada vão participar.

Desde o início da campanha, em 25 de janeiro, 2,7 milhões de pessoas foram vacinadas, número considerado abaixo da meta estipulada pela Secretaria Estadual da Saúde, que é de 9,2 milhões de pessoas. 

O final da campanha está previsto para este sábado (17). Na quinta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendou que os estados não encerrem a campanha sem cumprir a meta.

De 2017 até esta sexta-feira (16) o Estado de São Paulo registrou 202 casos de febre amarela. Deste total de pacientes, 76 morreram. As cidades com o maior número de casos são Mairiporã, Atibaia, Amparo, Nazaré Paulista e São Paulo.

Dia D na capital

A capital paulista também promove o segundo “Dia D” contra a febre amarela neste sábado (17). O primeiro aconteceu no último dia 3.

Mais de 200 unidades de saúde vão estar abertas entre 8h e 17h para vacinar os moradores dos 23 distritos que fazem parte da segunda fase da campanha na cidade. A exceção é a UBS Jardim Edite, no Itaim Bibi, que vai fechar às 14h.

Para se vacinar, é preciso levar um documento com foto e a senha distribuída nas casas pelos agentes de saúde de cada bairro. Quem não recebeu uma senha pode retirar na unidade de saúde mais próxima de casa. Elas serão entregues para quem apresentar um comprovante de endereço.

Veja aqui quais são os postos de saúde que vão estar abertos no dia D na capital

Quem vive nas zonas Norte e Oeste ou no distrito de Raposo Tavares mas não se vacinou na primeira fase da campanha, que aconteceu entre setembro do ano passado e janeiro deste ano, também pode aproveitar o dia. Basta ir até a unidade básica de saúde com um documento com foto e o comprovante de residência.

Desde o ano passado, 3,38 milhões de pessoas já foram vacinadas na cidade – o número inclui tanto as pessoas imunizadas na primeira quanto na segunda fase da campanha de vacinação.

Apenas durante a segunda fase, que começou no dia 25 de janeiro, quase 1,5 milhões de pessoas foram vacinadas. O número está bem abaixo da meta estabelecida pela Secretaria Municipal da Saúde, que pretende imunizar quase 4 milhões de paulistanos até o fim da campanha, previsto para o dia 24.

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001