Posto de saúde em Guarulhos avisa que não há mais senhas
Edu Garcia/R7

A Prefeitura de Guarulhos informa que o agendamento para vacinação contra febre amarela está suspenso nesta sexta-feira (26) em suas 30 unidades de saúde. A vacinação, porém, continua sendo realizada normalmente para as pessoas que fizeram o agendamento no início da semana. O motivo seria o fim do estoque de vacinas. A previsão é que a cidade receba 50 mil novas doses da Secretaria Estadual da Saúde na segunda-feira (29).

Guarulhos está fora da campanha de vacinação fracionada, que teve início na quinta-feira (25) em 54 cidades paulistas, e, por essa razão, ainda atende com doses únicas. A reposição também será de doses únicas. A vacinação funciona por meio de agendamento prévio. O morador faz o agendamento na unidade de saúde de seu bairro e volta para tomar a vacina no dia agendado, geralmente, no dia seguinte.

Depois que o zoológico de Guarulhos foi fechado na quarta-feira (24) devido a um caso de febre amarela diagnosticado em um sagui, a prefeitura iniciou uma operação especial de vacinação, aplicando doses em domicílio em pessoas que moram nos arredores do zoológico.

Segunda maior cidade de São Paulo, Guarulhos faz fronteira com a Serra da Canteira e a Serra do Itapeti. Apesar de ter registrado 8 casos da doença com quatro mortes nos últimos quatro meses, Guarulhos, que está localizado na região metropolitana de São Paulo, não é considerada área de risco de transmissão da doença pelo Ministério da Saúde e, portanto, não foi inserida nesta fase da campanha. Os casos teriam sido importados – adquiridos fora da cidade.

A vacinação com doses únicas contra a febre amarela teve início em outubro do ano passado em Guarulhos após macacos terem sido diagnosticados com febre amarela na Serra da Cantareira. Desde janeiro de 2017, o Estado de São Paulo registrou 81 casos da doença, com 36 mortes. As cidades com o maior número de casos são Mairiporã (41 casos e 14 mortes), Atibaia (9 casos e 8 mortes), Guarulhos (8 casos e 4 mortes) e Amparo (5 casos e 3 mortes). Não há registro de casos adquiridos na capital paulista.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001