Alimentos gordurosos e embutidos estão entre os principais causadores do colesterol alto
Unsplash
De acordo com pesquisa realizada pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), os níveis de colesterol elevados atingem cerca de quatro em dez brasileiros adultos. Ou seja, cerca de 60 milhões de pessoas, ou 40% da população, sofrem da doença.
Má alimentação e sedentarismo estão entre os principais causadores do colesterol alto. Entretanto, a hereditariedade também pode ocasionar o distúrbio. Considerada uma doença silenciosa, o colesterol alto não causa dor ou desconforto, por isso é importante realizar exames laboratoriais periodicamente e, se necessário, fazer acompanhamento de um especialista.
O que é colesterol?
Segundo o Ministério da Saúde, o colesterol é um conjunto de gorduras naturais essenciais para a produção de determinados hormônios, mas é preciso ser ingerido de maneira equilibrada para que não haja alteração no organismo. Há dois tipos de colesterol. São eles:
HDL (High-ensity lipoprotein)
Considerado “colesterol bom”, é encontrado em castanhas, azeite e peixes, por exemplo. Ele tem a função de levar o colesterol ruim, que se deposita nas veias e artérias, para o fígado para que seja expelido.
LDL (Low-density lipoprotein)
Denominado de “colesterol ruim”, é a gordura encontrada em alimentos com gorduras saturadas, como carnes vermelhas, frituras e alimentos embutidos. Em excesso, pode ocasionar acúmulo de placas de gordura nas artérias, impedindo ou dificultando a passagem do sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, o LDL aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana.
Dicas para prevenir o colesterol alto
Consumo de alimento in natura ajuda a prevenir colesterol alto
Unplash
1. Pratique atividade física
A prática de exercícios físicos de forma regular auxilia na “queima” da gordura acumulada no organismo e baixa o nível do colesterol no organismo.
2. Evite alimentos gordurosos
Alimentos embutidos (linguiça, salsicha, bacon), carnes gordas (cupim, picanha e pele de frango), frituras (salgados fritos e à milanesa), gordura trans (sorvete, salgadinhos e biscoitos recheados) e bebida alcoólica.
3. Consuma alimentos saudáveis
Alimentos in natura e minimamente processados, como cereais integrais, frutas, legumes e verduras, ajudam a regular o colesterol.
4. Não fume
Entre outras doenças, o cigarro eleva os riscos de doenças do coração, como infarto.
5. Faça acompanhamento médico regularmente
O médico especialista ajuda a identificar fatores de risco e auxiliar no controle do colesterol alto.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Perfil oficial de Neo Química (@neoquimica)
Leia mais: Conheça agora as ações da Neo Química que promovem a jornada do bem-estar
Neo Química. Sua saúde é nossa vocação
ReferênciasDia de combate ao colesterol. Sociedade Brasileira de Cardiologia. [internet]. Acesso em: agosto, 2021
HDL e LDL. Ministério da Saúde. [internet]. Acesso em: agosto, 2021