Frasco de vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19
Jack Guez/AFP – Arquivo
O Ministério da Saúde anunciou que todas as novas doses a ser entregues pela Pfizer ao Brasil neste primeiro trimestre de 2022 serão pediátricas. A informação foi dada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, nesta quarta-feira (5), em coletiva sobre o anúncio da inclusão de crianças de 5 a 11 anos no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19), conforme adiantou o R7.
A vacina pediátrica da Pfizer é a única que recebeu aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigiância Sanitária) para aplicação no Brasil até o momento. Ela será administrada em duas doses de 10 microgramas com oito semanas de intervalo entre cada uma. Trata-se de um terço da dose administrada a adolescentes e a adultos.
“No nosso contrato assinado já estava previsto o máximo de doses alocadas para esse primeiro trimestre, de 20 milhões. Então todas as doses do primeiro trimestre contratualmente assinadas serão de doses pediátricas e, para isso, precisamos assinar e firmar um aditivo de contrato, que foi assinado no dia 28 de dezembro”, afirmou Cruz.
Veja também
Brasília
3,7 milhões de crianças devem ser vacinadas em janeiro, diz Saúde
Brasília
Vacinação em crianças de 5 a 11 anos não será obrigatória
Brasília
Saúde decide não exigir prescrição médica para vacinar crianças
Para janeiro, a pasta calcula receber 3,74 milhões de unidades, com previsão de chegada em três lotes, nos dias 13, 20 e 27 do mês. As vacinas serão distribuídas respeitando a proporcionalidade da população dos estados e do Distrito Federal.
Cruz ainda ressaltou que a previsão das vacinas pediátricas já estava incluída nas tratativas com a Pfizer desde outubro de 2021. Trata-se do terceiro contrato prevendo 100 milhões de doses para 2022. Nele, o ministério garantiu direito a vacinas mais atuais, no caso de reformulação em razão do surgimento de novas cepas, e a doses para contemplar todas as faixas etárias a ser acrescidas no PNO.
Segundo o secretário, a pasta indicou à farmacêutica que a população pediátrica brasileira girava em torno de 20,5 milhões de pessoas e, “em havendo aprovação, essas doses deveriam ser priorizadas no envio desse terceiro contrato”.
A Pfizer confirmou ter firmado acordo com o governo federal para o fornecimento inicial de 20 milhões de doses da vacina para crianças, com entrega estimada para o 1º trimestre de 2022. “As doses direcionadas à imunização da faixa etária entre 5 e 11 anos começam a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir da semana de 10 de janeiro”, disse a farmacêutica.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou a necessidade de adquirir um total de 40 milhões de doses exclusivamente para crianças. “Não sabemos, ainda, qual será a taxa de adesão dos pais a essa vacinação e os pedidos dependem dessa velocidade da vacinação e capacidade de entrega pela indústria”, disse, reiterando que, para “todos aqueles que quiserem vacinar seus filhos, o Ministério da Saúde vai garantir doses da vacina”.