Abaixo do esperado, SP vacina quase 120 mil pessoas com 2ª dose contra a covid-19
Rehan Khan/EFE/EPA – 25.05.2021
O Estado de São Paulo aplicou 119.450 doses da vacina contra a covid-19 neste sábado (5), no Dia D, até as 18h. No entanto, a expectativa inicial era completar a imunização de mais de 400 mil pessoas que não comparecem aos postos de saúde na data informada. O balanço divulgado pelo governo indica ainda 333.990 faltosos.
“Precisamos avançar mais, pois somente com a segunda dose é possível garantir a proteção”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.
A iniciativa foi realizada pelo governo em conjunto com as prefeituras e pretendia alcançar pessoas que ainda precisavam tomar a segunda dose da vacina, mas faltaram nas datas previamente programadas ou não encontraram a dose nas unidades de saúde.
Leia também
SP: paciente morre por covid-19 enquanto aguardava transferência
Mais de 50 estabelecimentos são fiscalizados em Campos do Jordão
Hospitalizações de adolescentes por covid é 3 vezes maior que gripe
Mais de 5 mil pontos de vacinação ficaram abertos em todo o estado ao longo do dia. A população também aproveitou para tomar a primeira dose do imunizante. Neste sábado, 92.569 pessoas deram início ao esquema vacinal e deverão retornar aos postos dentro dos prazos indicados: até 28 dias para a CoronaVac e 12 semanas para a da Fiocruz/Astrazeneca.
“Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes. Quem ainda está com a segunda dose em atraso pode procurar a rede de saúde nos próximos dias e completar o esquema vacinal”, destacou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang D’Agostini.
Na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde enviou 279.815 doses extras de vacina do Butantan para cerca de 500 cidades, exclusivamente para aplicação da segunda dose.