Alcione passou por uma angioplastia e não corre perigo
Reprodução/Instagram

Os fãs podem respirar aliviados. Alcione (70) passa bem, de acordo com  o boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira (3) à noite. Mesmo assim, ela deve permanecer internada nos próximos dias.

O boletim foi divulgado pela equipe médica e publicado na página oficial da cantora no Instagram:

BOLETIM MÉDICO 03/07/2018 A cantora Alcione Nazareth deu entrada no Hospital Sírio-Libanês hoje, dia 03, com quadro de angina instável. Ela foi submetida a um cateterismo, seguido de angioplastia. A intervenção transcorreu com sucesso e sem intercorrências. A paciente encontra-se estável e deverá permanecer internado durante a semana. Ela está sendo acompanhada pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho. Dr Antonio Antonietto (Diretor de Governança Clínica) Uma publicação compartilhada por Alcione (@alcioneamarrom) em 3 de Jul, 2018 às 5:49 PDT

A cantora passou mal e precisou ser levada para o pronto-socorro por causa de uma dor muito forte no peito, causada por uma angina instável.

De acordo com o cardiologista Fernando Costa, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a angina instável é um sinal de que a artéria que leva sangue oxigenado ao coração está entupida e pode causar um problema mais grave.

“Podemos dizer que a angina instável é um passo antes do infarto, ela causa uma dor muito forte e a pessoa precisa ser levada ao pronto-socorro o mais rápido possível”.

Leia também: Jovens têm menos proteção contra infarto, dizem especialistas

De acordo com o cardiologista, existe um protocolo médico que deve ser seguido nesses casos. O primeiro passo é confirmar o diagnóstico com um estudo hemodinâmico ou cateterismo: um procedimento que consiste na introdução de um cateter até o coração, onde são feitas injeções com contraste iodado, que ajuda na análise das artérias.

Caso o entupimento seja confirmado, logo em seguida é feito o tratamento, por meio da angioplastia. O tratamento é dividido em dois momentos: primeiro é realizada a colocação de um balão que, uma vez dentro da artéria, vai ser inflado para esmagar a placa de gordura. Logo depois, é colocado um stent, uma rede metálica cilíndrica que vai manter a artéria aberta para facilitar a passagem do sangue.

De acordo com o boletim médico, todos estes procedimentos foram adotados no caso da cantora.

O cardiologista Fernando Costa explica que a angina instável é um sintoma da doença coronariana, que causa a formação de placas de tecido fibroso e colesterol que se acumulam na parede dos vasos sanguíneos e podem impedir a passagem de sangue, causando um infarto.

“As causas são as mais clássicas, colesterol alto, diabetes, hipertensão, obesidade, estresse, sedentarismo e hereditariedade. Para evitar este tipo de problema, além de fazer atividade física e cuidar da saúde, é indicado que as pessoas acima de 40 anos façam exames anuais para avaliar a saúde do coração, principalmente aqueles que já tiveram casos de infarto na família”, destaca o médico.

Não é a primeira vez que Alcione é submetida a cateterismo e colocação de stent. Em 2016, a cantora teve que passar pelo procedimemento. 

Arte/R7

Saiba o que fazer em caso de infarto até o socorro médico chegar:

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001