Objetivo da OMS é de vacinar 70% da população mundial contra a Covid-19
Breno Esaki/Agência Saúde
A Opas (Organização Panamericana da Saúde) divulgou nesta quarta-feira (16) que, nos últimos dois meses, houve manutenção na tendência de alta nos casos de Covid-19 nas Américas, sendo que, na última semana, foram contabilizados 1,2 milhão de positivos, 11% a mais do que na anterior.
De acordo com a diretora do braço regional da OMS (Organização Mundial da Saúde), Carissa Etienne, o aumento no número de mortes foi de 19,4% na semana passada, período em que foram contabilizados 4.069 óbitos.
A representante da Opas destacou a quantidade de novos positivos no México, 31 mil, que representam um aumento de 71%. Nos países da América Central, a elevação foi de 32%, com 27 mil novos positivos.
Veja também
Saúde
Mortes por Covid-19 aumentam no mundo, revertendo declínio de cinco semanas, diz OMS
Saúde
Mulher passa sete meses com Covid e ‘cria’ 22 mutações do coronavírus
Saúde
Covid-19: especialistas nos EUA recomendam vacinas da Pfizer e da Moderna para bebês
Etienne afirmou que os sistemas de saúde do continente estão conseguindo resistir à alta do contágio, por “a maior parte das pessoas nas Américas estar vacinada contra o vírus, e melhores protegidas contra a forma grave de doença e a morte”.
A diretora da Opas lembrou, contudo, que ainda existe um grande número de não imunizados, o que eleva o risco de internação ou de falecimento.
Sobre o objetivo da OMS de vacinar 70% da população, Etienne destacou que 16 países e territórios das Américas alcançaram essa meta, enquanto outros estão próximos, como Colômbia, Bermudas e El Salvador.