Adolescentes e reforço são próximas etapas da PBH
Reprodução / Freepik
Após 228 dias de campanha, Belo Horizonte vai concluir, neste sábado (4), a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 nos moradores com 18 anos.
A imunização na capital mineira teve início em 19 de janeiro, um dia após o Governo de Minas receber a primeira remessa de vacinas contra a doença. Após a aplicação nos profissionais de Saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia, a campanha começou a atender os idosos e, na sequência, o público com comorbidades. Depois, vieram outras categorias prioritárias e a população em geral.
De acordo com os últimos dados divulgados pela prefeitura, quase 82% do público-alvo da campanha recebeu a primeira dose e 43% recebeu a segunda dose. A categoria inclui, além dos moradores com idade igual ou superior a 18 anos, aquelas pessoas que moram em outras cidades mas trabalham na capital mineira.
Veja também
Minas Gerais
Câmara quer multar em R$ 10 mil quem ‘furar a fila’ da vacina em BH
Minas Gerais
"Confio 200% na vacina e quem não quer vacinar é burro", diz Kalil
Minas Gerais
Após 13 dias, Atlético envia lista de torcedores à Prefeitura de BH
O médico infectologista Unaí Tupinambás, membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na capital mineira, celebrou os números alcançados pela campanha de vacinação e os reflexos causados nos índices de monitoramento da doença, que estão no ‘nível verde’ há 11 dias. Apesar disso, o especialista ressalta que o momento atual não permite que a população tenha um “relaxamento”.
— Diante da variante Delta, que nos ameaça desde julho, nós precisamos tomar a segunda dose da vacina. Se a pessoa teve reações e tem medo de sofrer com isso novamente, ela deve lembrar que as reações adversas da vacinação são menos ameaçadoras do que a doença. Só assim a gente vai sair dessa crise humanitária.
Próximos passos
A prefeitura anunciou, nesta sexta-feira (3), que a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos vai começar na próxima segunda-feira (6). A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 210 mil jovens nesta faixa etária, incluindo aqueles que não possuem doenças preexistentes. O grupo será atendido com doses da Pfizer, única marca aprovada no país para uso em menores de idade.
Já a administração da terceira dose em idosos depende da comunicação oficial do Ministério da Saúde. A prefeitura informou que, apesar dos anúncios feitos pelos Governos Federal e Estadual, essa próxima etapa precisa ser oficializada pela pasta. Segundo o executivo, a cidade está prepara para avançar na campanha.
Números
Até esta quinta-feira (2), Belo Horizonte já havia recebido 3.339.186 vacinas contra a covid-19. Destas, 1.863.420 foram administradas como primeira dose e 953.071, como segunda dose. Outras 58.854 pessoas receberam a vacina da Janssen, de dose única. Quase 20% das pessoas imunizadas moram em outras cidades mineiras e foram atendidas por trabalharem na capital.
Confira o avanço da vacinação pelo país:
.main-r7mobile .mapa-da-vacinacao {
height: 145vw;
}
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flávia Martins y Miguel.