Chamila Karunarathne/EFE/EPA – 07.07.2021
A Prefeitura de Belo Horizonte mudou as regras para estoque de vacinas, nesta quinta-feira (21). A partir de agora, os moradores terão uma semana após a convocação para receberem a segunda dose do imunizante contra a covid-19.
Após o prazo, a população que não foi atendida deverá aguardar um novo chamamento do município e as doses que sobrarem serão usadas para convocar novos grupos para a campanha de imunização.
“A Prefeitura manteve, por dois meses, essas vacinas reservadas para a segunda dose. Como não houve procura, vamos utilizá-las para imunizar outros grupos etários. Existe uma população muito ansiosa para receber a dose e não é justo adiar essa imunização, com vacinas em estoque”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.
A medida entra em vigor imediatamente e já garante avanços no calendário de vacinação da cidade. Com as doses estocadas, a prefeitura convocou para a próxima semana a população com idade entre 37 e 36 anos.
Segundo balanço da prefeitura, nesta quarta-feira, 216.312 vacinas enviadas aos postos de saúde não haviam sido usadas.
A SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) orienta os moradores a conferir o local de vacinação antes de sair de casa, já que cada grupo está sendo atendido em postos específicos. A lista completa, de acordo com a faixa etária ou critério de prioridade, está disponível neste link.
Veja o calendário de vacinação de BH para os próximos dias:
• 22/07 (quinta-feira): 39 anos – primeira dose
• 23/07 (sexta-feira): 38 anos – primeira dose
• 24/07 (sábado): 52 anos – segunda dose
• 26/07 (segunda-feira): 37 anos – primeira dose
• 27/07 e 28/07 (terça e quarta-feira): segunda dose para cerca de 150 mil profissionais da saúde
• 29/07 (quinta-feira): 36 anos – primeira dose