Vacinação da Sputnik V na Argentina
Agustin Marcarian/Reuters – 29.12.2020
A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica da Argentina (Anmat) anunciou nesta quarta-feira que foi autorizada a aplicação da vacina Sputnik V em pessoas com mais de 60 anos de idade no país.
Atualmente, no país, já o plano de imunização da população avança para a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde.
“Depois de ter analisado a informação da vacina Sputnik V (Gam-COVID-Vac), se estabelece que os parâmetros de segurança, imunogenicidade e eficácia, são aceitáveis para o grupo etário de maiores de 60 anos”, indica comunicado emitido pela Anmat.
Leia também
Anvisa tem 72 horas para apresentar dados da Sputnik ao STF
Vacina russa que chegará ao Brasil pode ir para Argentina e Venezuela
Argentina inicia distribuição da 2ª dose da vacina Sputnik V
As informações enviadas para o órgão regulador argentino indicaram uma taxa de eficácia de 91,8% da vacina para as pessoas com mais de 60 anos (em um total de 2.144 voluntários).
A imunização dos participantes dos testes clínicos apontou para a formação de anticorpos em 98,1% das pessoas após 28 dias da aplicação, sem que as variáveis de segurança fossem diferentes a do restante da população.
No mês passado, a Anmat recomendou a autorização emergencial pelo Ministério da Saúde argentino da Sputnik V, que está sendo aplicada desde 29 de dezembro, quando chegou o primeiro lote de 300 mil agentes imunizantes enviados pela Rússia.
Ontem, foi iniciada a aplicação da segunda dose da vacina, para as pessoas que receberam a inicial há mais de 21 dias.
Veja também
Cidades
Autoridades furam fila da vacina e revoltam cidades do Nordeste
Brasil
Vacinação de recém-formadas é alvo de críticas em Manaus
São Paulo
Prefeitura pede carteira de vacinação atualizada para matrícula