Aviões abasteceram em Fortaleza
Divulgação/FAB
Os dois aviões que resgataram brasileiros em Wuhan, na China, já estão no espaço aéreo brasileiro, segundo o Ministério da Defesa. Eles pousaram em Fortaleza para abastecimento na madrugada deste domingo e decolaram com destino a Anápolis, em Goiás, entre as 3h23 e às 3h25. A previsão inicial era que chegassem ao destino final às 5h.
As duas aeronaves VC-2, modelo Embraer -190- deixaram Wuhan, o epicentro do surto de coronavírus, na sexta-feira (7), com 34 brasileiros, incluindo três diplomatas, quatro poloneses, e uma chinesa. Ainda na China, foi feita uma parada técnica em Ürumqi.
Mortos por coronavírus na China são 811, superando Sars em 2003
Os estrangeiros desembarcaram na escala que os aviões fizeram em Varzóvia. Ao deixar a Polônia, as aeronaves seguiram para Las Palmas, na Ilha de Gran Canária, no território espanhol.
Durante todo o trajeto, os passageiros foram monitorados a cada duas horas e, até o momento, nenhum apresentou sintomas do coronavírus, que já matou 811 pessoas na China.
Mensagem do presidente
O presidente Jair Bolsonaro gravou uma mensagem dando boas-vindas para os brasileiros repatriados. O áudio foi divulgado assim que as aviões entraram no espaço aéreo nacional.
Bolsonaro não descarta visita a brasileiros repatriados da China
Bolsonaro afirmou que ninguém ficou para trás. “Somos um só povo, uma só raça. Somos irmãos. As nossas Forças Armadas, os ministérios das Relações Exteriores e da Saúde, a Câmara e o Senado, bem como a Anvisa trabalharam incessantemente para que esta missão fosse coroada de sucesso”.
O presidente ressaltou que o ambiente que receberá os brasileiros está “totalmente preparado” e agradeceu a hospitalidade do povo de Goiás e do governador do Estado, Ronaldo Caiado.
“Sejam bem-vindos. Daremos a todos o melhor de nós. É muito bom tê-los de volta”, finalizou.