Powell prevê ‘idas e vindas’ no combate à covid-19
Tasos Katopodis/Pool via REUTERS 30/06/2020

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que “ainda há uma economia saudável”, nos Estados Unidos, mas com a exceção do segmento afetado diretamente pela covid-19. “Se conseguirmos manter a doença sob controle, o restante da economia pode se recuperar relativamente rápido”, comentou, durante o simpósio virtual de Jackson Hole, ao responder a questões depois de discurso.

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

Veja também

Furacão Laura chega aos EUA: ‘ressacas catastróficas, ventos extremos e inundações’
Como protestos contra brutalidade policial podem impactar eleição nos EUA
Cientistas confirmam casos de reinfecção por coronavírus
Fed concluiu que é importante deixar mercado de trabalho forte, diz Powell

Powell destacou, contudo, que há um segmento da economia – “que envolve reunir as pessoas, alimentá-las, fazê-las voar pelo país dormir em hotéis, entretê-las” – que terá “muita dificuldade para se recuperar”. “São muitos trabalhadores, milhões de pessoas que realmente estão com dificuldade para encontrar emprego”, disse. “Nós temos de apoiar essas pessoas e ajudá-las a voltar a suas vidas no trabalho.”

O presidente do Fed previu que a crise da covid-19 será superada “talvez com idas de vindas”. Durante cerca de dois anos, porém, o desemprego deve seguir “relativamente alto”, advertiu, com as pessoas nesses setores citados com dificuldade para encontrar trabalho.

Segundo Powell, a recuperação econômica em maio e junho nos EUA “veio mais cedo e mais forte do que o esperado”, por isso há “muita força na economia”.

Ele destacou a natureza singular da crise atual, na qual os EUA vinham em um quadro econômico forte, freado pela pandemia e pela necessidade de conter a disseminação do vírus.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001