Benedicte sobreviveu ao ebola, uma das doenças mais letais da atualidade
UNICEF/UN0264168/Hubbard

Benedicte, uma bebê de seis dias, se tornou a mais jovem sobrevivente do ebola, uma das doenças mais mortais da atualidade. Recuperada do vírus, ela agora é chamada de “jovem milagre”.

Leia também: Saiba qual a real gravidade do ebola e a chance do vírus chegar ao Brasil

De acordo com a Unicef, um em cada 10 casos de ebola é de uma criança com menos de 5 anos e a taxa de mortalidade é maior que em adultos.

Mais de 400 crianças se tornaram órfãs no surto da República Democrática do Congo. Acredita-se que o contágio esteja ocorrendo por meio da amamentação e pelo contato com os pais infectados.

Saiba mais: Sobreviventes do ebola apresentam sequelas neurológicas, diz estudo

O ebola é uma doença extremamente contagiosa, sendo transmitida pelos fluidos corporais inclusive após a morte. Benedicte nasceu em Beni, na República Democrática do Congo, após sua mãe, contaminada pela doença, morrer no parto.

De acordo com comunicado divulgado pelo Ministério de Saúde do país, ela voltou para casa “nos braços do pai e da tia”.

A bebê ficou internada por mais de um mês, recebendo cuidados no centro de tratamento de ebola, em Beni, de babás que são ex-pacientes que se recuperaram da doença e podem dar assistência às crianças contaminadas sem a necessidade de roupas de proteção pesadas, segundo divulgado pela rede de TV norte-americana ABC News.

“Elas desempenham um papel fundamental no cuidado de crianças doentes que precisam de mais atenção e de uma presença tranquilizadora ao seu lado durante o tratamento”, afirmou o Ministério da Saúde para a rede de TV.

Saiba mais: Por que o ebola continua voltando?

O atual surto de ebola no Congo teve início em 1º de agosto e contabiliza 515 casos e 303 mortes em duas províncias do país na fronteira com o Sudão do Sul, Uganda e Ruanda.

O ebola – pronuncia-se ebóla – é uma doença febril hemorrágica que causa deterioração das condições gerais de saúde rapidamente. Acredita-se que a transmissão inicial do ebola no continente africano se deu por meio do consumo de carne de caça de macaco e de morcego contaminada. A carne de macaco é vendida defumada nos mercados centrais da República Democrática do Congo.

Saiba mais sobre doenças incomuns que parecem assustadoras:

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001