Ministério da Saúde não confirmou data de entrega
André Coelho/EFE – 04.05.2021
A Prefeitura de Belo Horizonte avalia, nesta quarta-feira (30), a possibilidade de ampliar a vacinação contra a covid-19 para as pessoas com idade idade a partir de 49 anos. Os moradores com 50 anos começam a ser atendidos hoje, mas os próximos grupos ainda não foram anunciados.
Paulo Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, explica que o município aguarda uma sinalização do Ministério da Saúde sobre o envio de novas remessas de imunizantes.
— Se não enviarem, vamos avaliar o quantitativo de doses que temos para ampliar ou ver se continuamos com essa vacinação até quinta e sexta-feira [1º].
Apesar de Corrêa destacar que a prefeitura ainda não foi informada sobre a chegada de novas doses, o Governo de Minas afirma que há previsão de o Ministério da Saúde enviar um novo carregamento ainda nesta semana, mas sem quantidade de vacinas confirmada.
Procurado pela reportagem, o órgão federal não confirmou a data para a entrega e destacou que o quantitativo para os Estados deve ser anunciado nos próximos dias.
Considerando a vacinação por faixa etária, Belo Horizonte está entre as capitais mais atrasadas do país. Segundo a prefeitura, isso se deve a características populacionais da cidade e pelo fato de que “os grupos prioritários estão quase todos contemplados pelo menos com a primeira dose”.
Até esta terça-feira (29), o município havia aplicado a primeira dose em 52,9% do púlbico alvo e o reforço em 19%.
Veja o nível de vacinação por Estados:
.main-r7mobile .mapa-da-vacinacao {
height: 145vw;
}