Imunização de adolescentes começa na segunda (6)
Divulgação / Prefeitura de Santa Luzia
Belo Horizonte anunciou que vai começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos a partir da próxima segunda-feira (6). A imunização de menores de idade na capital vai ser iniciada pelo público com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas (Veja o calendário completo no fim da matéria).
A prefeitura também anunciou a aplicação da segunda dose para caminhoneiros, gestantes e puérperas sem comorbidades e também a segunda dose da Coronavac para moradores de 33 e 32 anos sem comorbidades. Todos estes grupos serão atendidos na próxima semana.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 5.521 adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes, puérperas e lactantes se cadastraram no site da prefeitura. Os jovens de 12 a 15 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da imunização.
Veja: Após 228 dias, BH conclui aplicação da 1ª dose em adultos neste sábado
Os adolescentes que vão receber a primeira dose precisam apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e algum documento emitido há até 12 meses que comprove a comorbidade (exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas). Já aqueles que vão receber a segunda dose só precisam levar o documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina.
A campanha de imunização na capital mineira é realizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h nos postos fixos e extras e das 8h às 16h30 nos pontos de drive-thru. Aos sábados, o atendimento é realizado das 7h30 às 14h nos postos fixos e das 8h às 14h nos pontos de drive thru.
Cada grupo convocado possui locais de vacinação específicos que são atualizados diariamente pela prefeitura. A lista completa pode ser consultada neste link.
Até esta quinta-feira (2), Belo Horizonte já havia recebido 3.339.186 vacinas contra a covid-19. Destas, 1.863.420 foram administradas como primeira dose e 953.071, como segunda dose. Outras 58.854 pessoas receberam a vacina da Janssen, de dose única. Quase 82% do público-alvo da campanha recebeu a primeira dose e 43% recebeu a segunda dose.
Confira o calendário de vacinação para os próximos dias:
Sábado (4):
– pessoas de 18 anos (considerando que o público de 17 anos só pode ser imunizado com a vacina da Pfizer);
– segunda dose para caminhoneiros;
Segunda-feira (6):
– primeira dose para adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 6 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes;
-segunda dose para pessoas de 33 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias;
Quarta-feira (8):
– segunda dose para pessoas de 32 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias;
– primeira dose de adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 8 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes;
Quinta (9) e sexta-feira (10):
– segunda dose para gestantes e puérperas sem comorbidades.
Só poderão tomar a segunda dose nos dias 9 e 10 de setembro as gestantes e puérperas cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até os dias 16 e 17 de setembro.
Confira o avanço da vacinação pelo Brasil:
.main-r7mobile .mapa-da-vacinacao {
height: 145vw;
}
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.