Vacina CoronaVac produzida com insumos importados da China no Butantan, em São Paulo
REUTERS/Amanda Perobelli-22/01/2021

A China decidiu reduzir de 4 mil para 3 mil litros o volume de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para produção da CoronaVac a ser remetido ao Brasil no próximo dia 26, informou nesta terça-feira (18) o Instituto Butantan.

Com a redução da remessa de IFA será possível produzir 5 milhões de doses da vacina pelo Butantan, informou o órgão. Na véspera, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), havia informado que o Butantan iria receber um lote de 4 mil litros de insumos da CoronaVac, suficientes para 7 milhões de doses, no dia 26 de maio.

Leia também

Covid-19: Brasil atinge marca de 90 milhões de vacinas distribuídas

Covid-19: SP vacina profissionais de saúde com 30 anos ou mais

Cientistas desenvolvem teste rápido, preciso e barato da covid

O Butantan, que é ligado ao governo de São Paulo – cujo governador Doria é desafeto do presidente Jair Bolsonaro – tinha afirmado que o IFA está pronto e disponível na China, dependendo apenas de aprovação de envio pelo governo chinês.

O Butantan e Doria afirmaram que recentes ataques de Bolsonaro à China têm interferido diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos pelos chineses. Nesta segunda-feira, Doria reiterou que o atraso se deve a uma “questão política e diplomática”, mas demonstrou confiança em uma liberação em breve.

Em depoimento à CPI da Covid do Senado nesta terça, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo negou que atritos do governo Bolsonaro com a China tenham atrapalhado na remessa de insumos de vacinas ao Brasil.

Veja também

Minas Gerais
Mulher é agredida e tem o cabelo cortado com faca em BH

Brasil
Araújo confirma acusação contra Kátia Abreu por lobby a chineses

Rio de Janeiro
Modelo diz que estava com MC Kevin em varanda de hotel no Rio

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001