Coronavírus pode ser transmitido por pessoas assintomáticas
CDC/Reuters
Uma pesquisa de cientistas chineses indica que o novo coronavírus pode mesmo ser transmitido por pessoas que não apresentam sintomas da doença.
O estudo, publicado no Journal of American Medical Association, registra o caso de uma chinesa de 20 anos de Wuhan, epicentro do surto de Covid-19, que viajou para visitar a família em uma cidade a 675 km de distância e infectou cinco parentes sem nunca ter apresentado qualquer sinal da doença.
“Os cientistas têm perguntado se você pode ter essa infecção e não estar doente? Aparentemente, a resposta é sim ”, disse William Schaffner, especialista em doenças infecciosas do Centro Médico da Universidade Vanderbilt, à agência Reuters. Schaffner não participou do estudo.
Médicos testaram toda a família
Até o momento, há relatos esporádicos de indivíduos sem sintomas disseminando o vírus. A diferença neste estudo é que ele oferece uma espécie de experimento natural em laboratório, explicou Schaffner.
“Havia esse paciente de Wuhan, onde o vírus estava circulando, viajando para onde o vírus não estava. Ela permaneceu assintomática e infectou vários membros da família. O grupo de médicos percebeu imediatamente a situação e testaram todos.”
Schaffner disse que as principais perguntas agora são com que freqüência esse tipo de transmissão ocorre e quando, durante o período assintomático, uma pessoa pode testar positivo para o vírus.
Como a epidemia se comporta
Estas são respostas importantes para entender como a epidemia se comporta. Se a infecção demora a ser detectada em exames e, ao mesmo tempo, os sintomas podem não aparecer, pessoas que portam o coronavírus e não estão doentes acabam circulando por muito tempo sem restrições e transmitem o vírus.
A China relatou um total de 75.567 casos do vírus conhecido como Covid-19 à OMS (Organização Mundial da Saúde), incluindo 2.239 mortes, e o vírus já se espalhou para 26 países e territórios fora da China continental.