Cidade de SP vacinará maiores de 18 anos na xepa da vacina
Divulgação / Governo do Estado de SP – 19.01.2021

No dia de retomada da imunização contra covid-19 na cidade de São Paulo, ao menos 13 postos registravam falta de vacinas até as 17h55 desta quarta-feira (23), segundo dados da plataforma da “De Olho na Fila”, conhecido como “filômetro” da prefeitura de São Paulo. O serviço acompanha o movimento nas unidades de saúde.

Sete postos na zona leste da capital, dois na zona norte e quatro na zona sul aguardam reabastecimento de imunizantes. Os postos estão localizados em Aricanduva, Belém, Brás, Guaianases, Mooca, Pari, São Lucas, Jaçanã, Vila Medeiros, Campo Grande e Cidade Dutra.

Leia também

EUA vão enviar 3 milhões de doses da vacina da Johnson ao Brasil 

Brasil tem novo recorde diário, com 115.228 novos casos de covid em 24h

Onyx acusa deputado de fraudar documento e mentir sobre Covaxin

 

Na terça-feira (22), a vacinação foi suspensa na capital depois que, na segunda (21) houve um apagão com mais de 300 postos sem doses do imunizante.  

A capital retomou a imunização contra a covid-19 nesta quarta atendendo a população de 49 anos. A estimativa é vacinar 170.479 habitantes desta faixa etária. Na terça-feira, o governo estadual repassou o total de 181 mil doses de CoronaVac e 30 mil doses da AstraZeneca para dar prosseguimento à vacinação.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde enviou a seguinte nota:

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que dados preliminares mostram que mais de 100 mil vacinas antiCovid-19 foram aplicadas nesta quarta-feira (23) na Capital. Desde o início da campanha de imunização, foram aplicadas 6,4 milhões de doses.  Devido à alta procura do imunizante, ocorreu desabastecimento pontual em algumas UBS. Por conta disso, foi realizado o remanejamento de doses entre os postos do município.

Os munícipes podem procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMA/UBS Integradas, das 7h às 19h, além dos SAEs (Serviços de Atenção Especializada), mega postos com acesso a pedestres, mais de 130 postos volantes, postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras, das 8h às 17h.

Com relação ao status do “De Olho na Fila”, citado pela reportagem, a Pasta esclarece que são unidades que estão providenciando o remanejamento/abastecimento de doses, para garantir a vacinação nos territórios.

A SMS esclarece que o repasse é feito pelo Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado, de acordo com a abertura de cada grupo. A pasta aguarda o recebimento de novas remessas do imunizante.

O escalonamento do grupo entre 49 e 48 anos cumpre o calendário do Governo do Estado e é uma maneira de facilitar a logística, tanto para o cidadão quanto para o sistema de Saúde.

A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.”

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001