Apenas 55,5% das crianças entre 1 e 4 anos foram vacinadas contra o sarampo
Divulgação/Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro
Com menor a cobertura vacinal de sarampo e poliomielite do país, o Estado do Rio de Janeiro prorrogou a campanha de vacinação até o dia 15 de setembro.
A campanha nacional de vacinação, que teve início no dia 6 de agosto, está prevista para terminar nesta sexta-feira (31). No entanto, o Ministério da Saúde anunciou nesta quina-feira (30) que 11 Estados estão com o índice de vacinação abaixo da meta e orientou que a campanha, nesses Estados, seja estentendida ao menos até sábado (1º).
Além do Rio de Janeiro, os outros Estados são Roraima, Distrito Federal, Pará, Amazonas, Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí e São Paulo.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro, apenas 55,5% do público-alvo foi vacinado contra o sarampo e 54,6% contra a poliomielite. O público-alvo engloba crianças entre 1 e 4 anos.
Leia também: Onze Estados estão com índice de vacinação abaixo da média
No Rio de Janeiro, a meta é imunizar 812 mil crianças, o equivale a 95% do público-alvo. A Secretaria ressalta que todas as crianças dentro dessa faixa etária devem se imunizar, independentemente da situação vacinal.
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para proteção contra a poliomielite é de 3 doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) até 1 ano de idade. Crianças entre 1 e 4 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a famosa gotinha.
Em relação ao sarampo, as crianças que tomaram a vacina contra a pólio também receberão uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, segundo a Secretaria.
A pasta informa que a vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. “Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina”, informa.
A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990 e, para manter o país livre da doença, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação.
Este ano, 18 casos de sarampo foram confirmados no Estado do Rio de Janeiro, sendo 15 na capital, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. “A Secretaria vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio”, afirma.
Bolinhas pelo corpo? Saiba diferenciar sarampo de catapora: