O tremoço é um petisco saudável, desde que consumido com moderação. A semente é rica em proteínas vegetais, fibras e tem baixas calorias. Cerca de 60g, que equivale a um pires, tem 70 calorias*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini Os chips de batata doce são uma opção às batatas industrializadas. A batata doce é uma fonte de fibras, ferro e carboidratos saudáveis. Para fazer essas batatas, é necessário fatiá-las bem fininhas, deixá-las de molho na água com sal por 10 minutos e depois colocá-las no micro-ondas de dois a três minutos de cada lado, em potência altaO amendoim é uma boa opção de aperitivo, sendo rico proteínas vegetais e gorduras boas, desde que não seja industrializado. Os aperitivos de amendoim que vêm em saquinhos contêm excesso de sódio. Prefira o amendoim in natura. A nutricionista ressalta que seja consumido com moderação, pois, apesar dos benefícios, o excesso de gorduras, mesmo que “do bem”, pode fazer malA pipoca, uma das opções mais populares entre os torcedores, é saudável, se feita sem óleo ou manteiga, além da redução de sal. Um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), mostrou que a pipoca tem antioxidantes que são capazes de combater o envelhecimentoA castanha-do-pará é uma opção das oleaginosas que garante saciedade. A semente, rica em minerais e gorduras boas, possui vitamina E e Ômega 9, que traz benefícios para o coração e para o cérebroO homus, uma pasta de grão de bico com pasta de gergelim, prato típico da culinária árabe, é um bom acompanhamento para os jogos da Copa, já que possui fibras, é rica em proteína vegetal e ferroDe acordo com a nutricionista, os lanches naturais também são ótimas opções. A nutricionista recomenda que os lanches sejam feitos com carnes magras, como atum ou frango, e que embutidos, como presunto, salame e salsicha, sejam evitados. Ela também orienta a dar preferência a queijos magros, como mussarela light, ricota e queijo minas, que são ricos em cálcio, vegetais, como cenoura e alface, e pão integral, que é rico em fibrasOs doces também são bem-vindos entre os lanches saudáveis, podendo até usar chocolate. O chocolate 70% cacau possui flavonoides, com ação anti-inflamatória e antioxidante, além de possuir menos gorduras e açúcar. Uma boa opção é fazer espetos de frutas e mergulhá-las nesse tipo de chocolate derretidoChips de maçã são outra opção gostosa e saudável para adoçar a Copa. A maçã é rica em antioxidantes e vitaminas, além de ajudar na digestão por conta das fibras. Para deixá-las crocantes, é necessário cortá-las em rodelas finas e deixá-las no forno pré-aquecido a 110 graus durante uma hora e, depois, salpicar canela ou cravo em pó a gostoA tâmara, fruto do Oriente Médio, é fonte de fibras e riboflavina (vitamina B2). É possível consumi-la pura ou fazer doces com ela. Outra forma de consumir como petisco é como trufa de tâmara com cacau, com chia e amêndoas

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