Coronavírus: Canadá e EUA entram na lista de países com transmissão
Wikimedia Commons
O Ministério da Saúde incluiu o Canadá e EUA na lista dos países com transmissão ativa do coronavírus. Segundo o goveno brasileiro, o vírus já circula entre pessoas em 26 países.
Até esta segunda-feira (2), 16 países, incluindo a China, estavam na Lista de Alerta do Ministério da Saúde.
Os critérios para a definição de caso suspeito no Brasil enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, Estados Unidos e Canadá nos últimos 14 dias.
A Lista de Alerta de Países prevê a ocorrência, num mesmo país, de pelo menos 5 casos de “transmissão local”, ou “transmissão sustentada” – isto é, de indivíduo para indivíduo, dentro do território nacional. O método, definido pela OMS, estabelece uma “linha de corte” entre aqueles países que apenas importaram casos e podem isolá-los, e outros com indicação de que o vírus já circula livremente. Pelo que se sabe, o período de incubação da doença – isto é, sem que os sintomas tenham se manifestado – é de 14 dias. Mas já há registros de que casos em que a doença se manifestou com 29 dias de incubação – o que torna ainda mais complexa a prevenção.