Novo coronavírus surgiu no fim do ano passado na China
CDC/Reuters
Embora possam ter sintomas parecidos, a gripe e a doença causada pelo novo coronavírus, chamada de covid-19, possuem “importantes diferenças”, ressaltou o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta terça-feira (3).
“A covid-19 e a influenza causam doenças respiratórias e se espalham da mesma maneira, por pequenas gotas de fluído do nariz e da boca de alguém que está doente”, explicou.
Por outro lado, o Ghebreyesus apontou que há diferenças significativas entre os vírus.
“Primeiro, a covid-19 não transmite tão eficientemente quanto a gripe. Com a gripe, as pessoas infectadas, mas ainda não doentes, são os principais fatores de transmissão, o que não parece ser o caso do covid-19”.
O médico também alertou para as taxas de letalidade das duas doenças. De todos os infectados pelo novo coronavírus até o momento, cerca de 3,4% morreram, enquanto na gripe sazonal é menos de 1%.
“A segunda grande diferença é que a covid-19 causa doenças mais graves que a gripe sazonal. Enquanto muitas pessoas em todo o mundo construíram imunidade a cepas sazonais de gripe, a covid-19 é um novo coronavírus ao qual ninguém tem imunidade.”
Em pouco mais de três meses, o novo coronavírus (nomeado SARS-CoV2), já foi registrado em 73 países e infectou mais de 90 mil pessoas. O número de óbitos passa de 3.000, a grande maioria na China, onde a epidemia começou.