Documento entregue a passageiros que desembarcaram hoje em Guarulhos
Daniela Salerno/Record TV
Passageiros que desembarcaram no aeroporto de Guarulhos (SP) nesta quinta-feira (23) vindos da China relataram ter recebido um documento em português, espanhol e chinês sobre sintomas do coronavírus e uma série de orientações sobre o que fazer em caso de suspeita de contaminação.
Até o momento, não há restrições de voos vindos da China, mas a Anvisa orientou os aeroportos brasileiros a reforçarem a limpeza das áreas comuns e recomendou que os funcionários dos postos médicos usem equipamentos de proteção.
O brasileiro Genício Mathias, instrutor de tecnologia, que esteve por 30 dias na China e desembarcou em Guarulhos, contou à Record TV que não passou por nenhum tipo de controle de saúde antes do embarque e que muitas pessoas circulavam com máscara no aeroporto de origem. Apesar disso, ele diz que não havia clima de pânico.
Leia mais: Sopa de morcego pode ter relação com surto de coronavírus na China
O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quinta-feira (23) que o surto de coronavírus que já infectou mais de 600 pessoas, por enquanto, “é uma emergência na China”, mas ainda não é um caso de emergência global.
Também nesta quinta, o governo de Minas Gerais disse que não trata mais como suspeita de coronavírus o caso de uma mulher internada em um hospital de Belo Horizonte com sintomas da doença respiratória.