Confira como será a vacinação contra a Covid em capitais brasileiras nesta sexta (7)
Alex Régis/ Prefeitura de Natal
A vacinação contra a Covid-19 avança em todo o país, e as capitais brasileiras imunizam novos grupos e faixas etárias nesta sexta-feira (7).
O Rio de Janeiro definiu a data para a vacinação das crianças de cinco a 11 anos. No próximo dia 17, as meninas de 11 anos receberão a primeira dose, e no dia seguinte será a vez dos garotos da mesma idade. As crianças de 5 anos serão imunizadas entre 7 e 9 de fevereiro.
Enquanto isso, a prefeitura continua a imunizar os outros públicos com a primeira dose, a segunda e dose de reforço.
Confira como será a vacinação contra a Covid-19 em capitais brasileiras nesta sexta (7):
São Paulo
A cidade de São Paulo segue com a imunização de reforço para os que completaram o esquema vacinal, com a primeira e a segunda dose há pelo menos quatro meses. Continua também na capital a aplicação de uma dose adicional em todas as pessoas que tomaram o imunizante da Janssen há dois meses.
Os imunossuprimidos acima dos 18 anos devem tomar duas doses adicionais: a primeira após 28 dias da dose anterior, e a segunda quatro meses depois da primeira dose adicional.
Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos que ainda não receberam a primeira dose podem se imunizar. A segunda é destinada aos públicos elegíveis. Veja mais informações no Vacina Sampa.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro definiu a data para a vacinação das crianças de cinco a 11 anos. No próximo dia 17, as meninas de 11 anos receberão a primeira dose, e no dia seguinte será a vez dos garotos da mesma idade. As crianças de 5 anos serão imunizadas entre 7 e 9 de fevereiro.
Enquanto isso, a prefeitura continua a aplicar a dose de reforço em todos os adultos que tenham completado a segunda dose há quatro meses ou mais, e nos imunossuprimidos com 12 anos ou mais cuja vacinação tenha sido concluída há pelo menos 28 dias. A primeira e a segunda dose também estão disponíveis para a população a partir dos 12 anos.
O bita mandou avisar que saiu o calendário de vacinação contra a covid-19 pra crianças! A vacinação da molecada será dividida por idade e sexo, começando no dia 17 de janeiro, com as meninas de 11 anos. pic.twitter.com/CO6Cl60w2p— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) January 6, 2022
Belo Horizonte
A Prefeitura de Belo Horizonte aplica a dose de reforço para pessoas de 59 e 58 anos, desde que a data da segunda dose tenha completado quatro meses. Saiba mais no site da prefeitura.
Curitiba
A capital paranaense prossegue com a repescagem da primeira dose para todos com 12 anos ou mais. A segunda dose será aplicada para aqueles que perderam a data da aplicação no app Saúde Já, e também aos vacinados com a primeira dose da CoronaVac até 17 de dezembro.
A dose de reforço será oferecida a todas as pessoas anteriormente convocadas. Veja mais no site da prefeitura.
Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis continua a vacinação com a primeira dose para pessoas de 12 anos ou mais, e a segunda dose a todos que completaram o prazo pré-estabelecido. O reforço é aplicado aos adultos que receberam a segunda dose há quatro meses (até 7 de setembro), e nos imunossuprimidos que receberam a segunda dose até 9 de dezembro. Quem recebeu a Janssen há pelo menos dois meses já pode receber a segunda dose do mesmo imunizante.
VACINAÇÃO SEXTA Nesta sexta (7) continuaremos aplicando segunda dose e dose de reforço em quem já completou o intervalo obrigatório: pic.twitter.com/mnJ66RPp1m— Prefeitura de Florianópolis (@scflorianopolis) January 6, 2022
Porto Alegre
A prefeitura da capital gaúcha continua aplicando a primeira dose no público a partir dos 12 anos, além de oferecer a segunda dose aos seus respectivos públicos elegíveis. Quem recebeu a CoronaVac até 10 de dezembro já pode ir aos postos, bem como aqueles que receberam a Pfizer ou AstraZeneca até 12 de novembro.
A terceira dose será destinada às pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 7 de setembro, e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 10 de dezembro.
Quem recebeu a Janssen até 7 de novembro também já pode receber o reforço.
Goiânia
A prefeitura de Goiânia aplica a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, bem como para a população acima de 18 anos que ainda não se vacinou. As segundas doses da AstraZeneca e da Pfizer serão aplicadas para aqueles que receberam a primeira há oito semanas (até o dia 12 de novembro), e da CoronaVac àqueles com data marcada para 7 de janeiro ou em atraso. Quem recebeu a primeira dose da Janssen até 7 de setembro também pode receber o reforço do mesmo imunizante.
A terceira dose será aplicada nas pessoas a partir de 18 anos que receberam a segunda dose até 7 de setembro, e para imunossuprimidos com 18 anos ou mais que receberam a segunda há pelo menos 28 dias (até 9 de dezembro).
Já a quarta dose é destinada aos imunossuprimidos acima de 18 anos com quatro meses de intervalo da terceira dose (até 7 de setembro). Saiba mais neste link.
João Pessoa
A cidade de João Pessoa (PB) aplica a primeira dose no público a partir de 12 anos, e a segunda àqueles que tomaram a CoronaVac há mais de 28 dias, a Pfizer há 60 dias e a AstraZeneca há 90 dias.
A dose de reforço será disponibilizada para o público acima dos 18 anos e trabalhadores da saúde, desde que tenham cumprido quatro meses da segunda dose, e para os imunossuprimidos que concluíram o esquema vacinal há pelo menos 28 dias. Todos devem agendar a aplicação pelo aplicativo Vacina João Pessoa ou site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Confira os 57 postos de vacinação e seus horários de funcionamento neste link.
Salvador
A Prefeitura de Salvador fará a aplicação de todos os tipos de dose, para os cidadãos a partir dos 12 anos. A estratégia Liberou Geral, que permitia a vacinação de moradores de outras cidades na capital, está suspensa. Veja mais detalhes abaixo.
São Luís
A Prefeitura de São Luís aplica a primeira dose em todos a partir dos 12 anos e a segunda dose da CoronaVac (28 dias de intervalo), Pfizer (21 dias) e AstraZeneca/Oxford (56 dias). A dose de reforço pode ser aplicada em quem já completou o esquema vacinal há quatro meses. Em imunossuprimidos, o prazo é de 28 dias.
Também haverá aplicação da segunda dose em pessoas com 18 anos ou mais que receberam a vacina da Janssen há pelo menos dois meses.