Os legumes são vegetais que têm seus frutos desenvolvidos acima da terra ou abaixo dela. Eles estão no grupo de alimentos localizados acima da base da pirâmide alimentar, isso indica que devem ser consumidos em grande quantidade. Entre os inúmeros benefícios que trazem à saúde, está a capacidade de controlar o colesterol. A couve-flor é uma das plantas que desempenha essa função. Veja outras! 2 – Brócolis”Todos os vegetais são anti-inflamatórios porque contêm substâncias antioxidantes”, afirma a nutricionista clínica e consultora da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) Viviane Ferreira.Ela explica que esses alimentos previnem inflamações porque “varrem” os radicais livres e o colesterol ruim (LDL) da corrente sanguínea.”Os radicais livres são substâncias tóxicas que se acumulam no organismo e precisam ser eliminadas”, esclarece. 3 – SojaA soja contém isoflavona, um composto orgânico natural que diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).”O colesterol ruim se deposita na parede das artérias, formando placas de ateroma, os famosos depósitos de gordura que têm origem no excesso de colesterol presente na corrente sanguínea “, explica a especialista. “Isso causaria, a longo prazo, o entupimento das artérias, que leva a problemas cardiovasculares como infarto e trombose. Já o colesterol bom (HDL) impede que o ruim fique grudado nos vasos sanguíneos “, completa.4 – Berinjela”Tem gente que toma chá de berinjela para baixar o colesterol. Ela tem grande teor de fibra que faz esse trabalho de diminuição”, observa a nutricionista.5 – RepolhoO repolho também é rico em fibras e desempenha a função de diminuir o colesterol ruim.6 – AlcachofraEssa é outra planta que quebra e diminui a quantidade de gordura presente no organismo.7 – CebolaDe acordo com Viviane, a cebola tem alcina, uma substância que também atua como anti-inflamatório.A especialista ressalta que o ideal é consumir entre 3 e 5 porções de vegetais ao longo do dia. Ela acrescenta que os hábitos alimentares são fundamentais para a  diminuição ou aumento da quantidade de gordura no sangue, mas também deve ser levado em conta o metabolismo de cada pessoa.”Existem fatores metabólicos que podem elevar o colesterol. Nesse caso, o paciente tem que fazer acompanhamento médico e realizar atividades físicas”, alerta.

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