Prazo para justificativa termina nesta quinta (14)
Antonio Augusto/Ascom/TSE
Termina nesta quinta-feira (14) o prazo para eleitores justificarem ausência na votação do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020.
Quem não votou no dia 15 de novembro deve apresentar justificativa fundamentada, comprovando o motivo da sua ausência, orienta o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Veja também
Eleições 2020
Eleições: multas a partidos políticos viram ‘caixa-preta’
São Paulo
Deputada Isa Penna pede sessão na Alesp para analisar caso de assédio
Brasil
Violência atinge 75% de candidatas a prefeita em capitais
Amapá
O prazo termina nos dia 5 de fevereiro apenas para os eleitores de Macapá (AP), onde o primeiro turno foi adiado para o dia 6 de dezembro por conta dos apagões no abastecimento de energia elétrica.
Apps
A justificativa pode ser apresentada nos cartórios eleitorais, pelo Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título (disponível no Google Play ou na App Store).
O TSE informa que, por causa das restrições impostas pela pandemia, houve TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) que optaram pelo atendimento de forma virtual, que também pode ser feito pela ferramenta Título Net. A medida evita aglomerações nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral.
Segundo turno
Quem não compareceu à votação do segundo turno, realizado em 29 de novembro, tem até 28 de janeiro para justificar. Já os eleitores de Macapá que não puderam votar na segunda etapa, ocorrida em 20 de dezembro, devem apresentar a justificativa até o dia 19 de fevereiro.
Leia também
Associação diz que caminhoneiros farão greve dia 1º de fevereiro
Com morte de Maguito, quem assume prefeitura de Goiânia?
Morre prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, por complicações da covid-19