Mauá vacinou 115 mil pessoas contra a febre amarela
Everaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
A Estação de trem de Mauá oferece vacina contra a febre amarela. A cidade, que faz parte do Grande ABC paulista, organizou este esquema para facilitar a vacinação contra a febre amarela dos moradores.
A partir desta quarta-feira (28), quem ainda não se vacinou pode fazer isso na Estação Mauá, da linha 10 – Turquesa da CPTM.
A iniciativa é uma forma de aumentar o número de pessoas protegidas contra a doença na cidade.
Desde o início da campanha, 115 mil pessoas foram imunizadas no município. De acordo com o IBGE, Mauá tem 417 mil moradores. A prefeitura afirma que há estoque tem vacina para todos.
Saiba quem não pode tomar a vacina contra a febre amarela
Saiba o que fazer em caso de reação à vacina da febre amarela
Mauá faz parte da campanha de vacinação fracionada, que vai até sexta-feira (2) em todo o Estado.
Embora não tenha registrado casos de febre amarela, a Secretaria Estadual da Saúde alertou para a importância da vacinação na região para que o vírus que circula em cidades vizinhas não entre no município.
Os agentes de saúde estarão na Estação Mauá até sexta-feira (2) entre 13h e 19h. Para se vacinar com essas equipes, é preciso ter mais de 18 anos.
Quem preferir também pode se vacinar em uma das 23 unidades básicas de saúde da cidade de segunda a sexta-feira entre 8h e 17h. Basta levar um documento com foto, a carteira de vacinação e o cartão do SUS. Quem não tiver o cartão pode fazer na hora. Neste caso, menores de 18 anos e crianças com mais de 9 meses podem tomar a vacina.
Para aumentar o número de vacinados, além de oferecer a vacina contra a febre amarela na estação, também foi criada uma força-tarefa itinerante para passar nas casas que ficam em área de risco – perto de matas e parques.
Veja alternativas para quem não pode tomar a vacina contra a febre amarela: