Alimentos orgânicos reduzem chance de câncer em até 25%
Site de Beleza e Moda – Mulher

Um estudo publicado nesta segunda-feira (22), na revista JAMA Internal Medicine (Journal of the American Medical Association) mostra que a alimentação à base de produtos orgânicos reduz o risco de desenvolvimento do câncer.

A pesquisa, liderada pela epidemiologista Julia Baudry, do Institut National de la Sante e de la Recherche Medicale, na França, analisou a dieta de 68.946 adultos franceses, sendo a maioria, mulheres acima de 40 anos.

As análises foram realizadas por um período de, aproximadamente, quatro anos e meio.

Leia também: Agrotóxico, o perigo invisível: Brasil, o campeão no uso de agrotóxicos

Os voluntários foram divididos em quatro grupos, de acordo com a quantidade de refeições com produtos orgânicos, incluindo frutas, legumes, carne, peixe, refeições prontas, óleos e condimentos vegetais, suplementos alimentares e outros produtos.

Veja também

Agrotóxico, o perigo invisível: a maior indenização do Brasil
Rastreáveis, câncer de próstata e de mama são mais frequentes no país
Ministério da Agricultura vê aprovação de PL de pesticidas em 2019, diz secretário
Mortes por câncer chegarão a 9,6 milhões este ano, indica OMS

Durante o período analisado, foram registrados 1.340 casos de câncer entre os participantes, sendo o câncer de mama o mais frequente (459) seguido pelo câncer de próstata (180), câncer de pele (135), câncer colorretal (99) e linfomas não-Hodgkin (47).

Leia também:Pesticidas representam ameaça às abelhas, confirma EFSA

De acordo com os resultados do estudo, foi notado que, aqueles que ingeriam mais alimentos orgânicos do que alimentos cultivados de maneira tradicional (com pesticidas e agrotóxicos), apresentaram 25% menos chance de desenvolver qualquer tipo de câncer, 73% menos risco de desenvolver linfoma não-Hodgkin e 21% menos chance de desenvolver câncer de mama após a menopausa.

Segundo os pesquisadores, a diminuição de risco de câncer, provavelmente, está associada à quantidade de agrotóxicos e pesticidas utilizadas no cultivo convencional dos alimentos. Sem tais substâncias, o risco de desenvolvimento da doença é menor quando comparado aos riscos presentes no alimento com agrotóxicos.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Existe câncer de coração? Conheça curiosidades sobre este órgão

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001