Millene treinou na quarentena
Reprodução/Instagram

Como os exames laboratoriais de sexta-feira (14) não encontraram qualquer indício de que estejam infectadas pelo novo coronavírus, as duas brasileiras que ficaram em quarentena em Lisboa nos últimos 14 dias devem ser liberadas neste sábado (15). Uma delas é Millene Fernandes, ex-jogadora do Corinthians e convocada para a seleção brasileira, com 25 anos, que tinha se mudado para a China em janeiro para jogar no Wuhan Xinjiyuan, time da cidade considerada epicentro da doença.

Ao todo são 20 pessoas isoladas no Hospital Pulido Valente, na capital do país, desde o dia 2 de fevereiro. São 18 portugueses e as duas brasileiras: Millene e uma amiga, que não teve o nome revelado. Nenhum deles foi contaminado pelo novo coronavírus. Portugal ainda não tem vítima da doença registrada.

Veja também

China aumenta para 1.523 o número de mortos por coronavírus
‘Isso aqui é o contrário de prisão’, diz repatriado
Mais de 500 chineses são postos em quarentena na Rússia
OMS: coronavírus não se espalha ‘dramaticamente’ fora da China

De acordo com comunicado de sexta-feira à noite da Direção Geral de Saúde de Portugal, “as análises laboratoriais, que foram realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas, foram todas negativas”. Diante disso, concluiu “que os 20 cidadãos repatriados” que estavam em quarentena “terminam amanhã o período de isolamento profilático voluntário de 14 dias”.

Ao contrário do Brasil, onde o isolamento de 18 dias foi obrigatório e determinado pelo governo federal, em Lisboa, a quarentena, de 14 dias, foi uma opção de cada um dos cidadãos. 

Após a alta, que deve ocorrer no início da tarde em Portugal, a Direção Geral de Saúde (equivalente a um ministério) dará uma entrevista coletiva em Lisboa.

Drama da jogadora

Millene Fernandes foi a primeira brasileira a pedir publicamente ajuda ao governo brasileiro para sair de Wuhan. Em vídeo, divulgado em janeiro por sua assessoria de imprensa, ela lamentava ter de deixar a China. “Quero jogar no futebol chinês, mas não sabemos quais serão os próximos passos, o campeonato foi adiado e não sabemos quando ele começará. O clube tem me dado todo apoio e mostrou sua preocupação, mas infelizmente não há muito que eles possam fazer.”

Durante a quarentena, ela postou um vídeo no Instagram no qual mostrou que continuava treinando mesmo fora dos gramados, e com o uniforme do Corinthians, seu time do coração. 

Nas conversas com amigos, por telefone, ela lamentou nesta semana a desclassificação do time masculino na fase pré-Libertadores, superado pelo Guaraní, do Paraguai. 

Em dois anos no Corinthians, Millene, segundo a assessoria de imprensa do clube, conquistou o Campeonato Brasileiro Feminino de 2018, a Copa Libertadores e o Campeonato Paulista, ambos em 2019.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001