Campanha de vacinação em São Paulo vai até dia 16
Edu Garcia/R7

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (7) que a campanha de vacinação fracionada será ampliada para mais dois bairros, Itaim Bibi e Morumbi, na zona oeste de São Paulo.

O critério para a inclusão foram as recentes mortes de macacos por febre amarela nos bairros de Santos Amaro e Campo Grande, já incluídos na segunda fase da campanha que teve início em fevereiro, segundo a secretaria.

Saiba mais: Número de mortes em São Paulo chega a 102

A vacinação estará disponível em três Unidades Básicas de Saúde (UBS): Real Parque, Dr. José de Barros Magaldi e Meninópolis. O atendimento será realizado mediante apresentação de senha, que deverá ser retirada diretamente na recepção das unidades.

A campanha também foi ampliada na zona leste, incluindo o bairro da Vila Matilde. O motivo também é a morte de um macaco pela doença no Parque do Carmo.

Mortes de macacos

Desde outubro do ano passado foram confirmadas 125 mortes de macacos na capital paulista, sendo 104 na zona norte, 19 na zona sul, um na sudeste e um na leste.

A segunda fase da campanha de vacinação começou em 25 de janeiro e incluía 16 distritos. Mas as áreas foram ampliadas no decorrer da campanha de acordo com a situação epidemiológica – seguindo a indicação das mortes de macacos.

Veja também

Febre amarela: principal vítima é homem com idade média de
44 anos
Febre amarela: principal vítima é homem com idade média de
44 anos

Com a inclusão desses bairros, a campanha conta com 11 distritos que estavam previstos para  fases posteriores da campanha, totalizando 27 distritos das zonas sul, leste, sudeste e oeste.

“A campanha de vacinação na capital já atingiu 46 dos 96 distritos. Até o primeiro semestre, queremos vacinar toda a cidade”, afirmou Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde de São Paulo, por meio de nota.

Prorrogação da campanha

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou na última sexta-feira (2) a prorrogação da campanha de vacinação para dia 16. Até o momento, foram vacinas 2,2 milhoes de pessoas. Segundo a secretaria, 1,9 milhões de pessoas receberam a dose plena na primeira fase da camapanha.

Um levantamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde indica que outras 640 mil pessoas receberam a dose da vacina em postos de saúde do viajante. Assim, a cobertura atual da cidade de São Paulo é de 40,6% da população, ainda de acordo com dados da secretaria.

Veja como é o teste que detecta febre amarela em minutos:

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001