Entrega da vacina AstraZeneca foi interrompida por duas semanas
Reuters

Após interromper temporariamente a entrega de novas doses da vacina da AstraZeneca por falta de insumos, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) volta a liberar o imunizante ao Ministério da Saúde. Segundo a fundação, o primeiro lote está passando pelo controle de qualidade e deve ser entregue nesta terça-feira (14).

O número de doses que serão entregues nesta terça ainda não foi divulgado, mas a previsão de liberação neste mês é de cerca de 15 milhões de vacinas. A fundação afirma que o quantitativo de vacinas já entregues e a previsão de setembro não indicam escassez de vacinas para aplicação da segunda dose.

Leia também

Ministério: Estados que não seguem PNO podem ter falta de doses

Em falta, AstraZeneca vacinou maioria dos brasileiros contra covid

Cidades de ao menos cinco estados estão sem AstraZeneca para 2ª dose

“A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), é responsável pela produção e entrega das vacinas ao Ministério da Saúde, que as distribui para os estados e estes aos municípios, cabendo aos gestores a decisão sobre o uso das doses”, afirma a fundação em nota.

Mas o atraso gerou desabastecimento de vacinas em alguns estados. Na cidade de São Paulo, os estoques de AstraZeneca acabaram na última sexta-feira (10). Para não evitar mais atrasos na imunização, o governo do estado autorizou a adoção do esquema heterólogo e aplica a segunda dose da Pfizer em quem recebeu a primeira de AstraZeneca.

De acordo com Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, pelo menos 1 milhão de pessoas no estado de São Paulo foram afetadas pelo atraso na entrega dos imunizantes até a última sexta-feira.

Questionado, o Ministério da Saúde não detalhou quantas doses irá receber e nem para quais Estados distribuirá as vacinas. A pasta também não disse quando as vacinas irão chegar às unidades da federação.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001