Jean Castex anunciou medidas de restrição nesta sexta-feira

Benoit Tessier / Pool via EFE – EPA – 29.1.2021

A França adotará a partir de domingo (31) medidas drásticas que restringirão ainda mais as possibilidades de entrar no país, de modo a evitar um terceiro confinamento. O primeiro-ministro Jean Castex anunciou nesta sexta-feira (29) uma série de medidas para tentar conter a propagação do novo coronavírus, principalmente as novas variantes, entre elas o fechamento de centros comerciais com mais de 20 mil metros quadrados.

Leia também: Alemanha vetará entrada de viajantes do Brasil no sábado

Castex, que falou ao término de um Conselho de Defesa convocado no Palácio do Eliseu pelo presidente francês, Emmanuel Macron, insistiu que, dada a situação sanitária, é real a possibilidade de um novo confinamento, mas que ainda acredita ser possível evitar a medida.

Restrições de entrada

A partir da meia-noite de sábado para domingo, será proibido viajar à França saindo de um país de fora da União Europeia (UE) ou fazer o sentido contrário, a menos que haja um “motivo imperioso”, segundo o primeiro-ministro. Ate agora, podiam entrar na França os franceses ou estrangeiros com residência no país.

Veja também

Internacional
Agência Europeia de Medicamentos aprova vacina da AstraZeneca

Internacional
Violência familiar sobe 9% na França durante confinamento

Internacional
Europa tenta não se fechar durante onda de contágio por coronavírus

Quanto às viagens de outro país da UE, será obrigatório apresentar um exame de PCR negativo. Os únicos isentos serão as pessoas que trabalham cruzando a fronteira.

Os deslocamentos entre a França metropolitana e seus territórios ultramarinos nos dois sentidos se limitarão igualmente aos que puderem justificar “motivos imperiosos”.

De acordo com o premiê, “a situação sanitária está melhor controlada na França do que em muitos vizinhos, o que é preocupante”.

“A progressão das chamadas variantes inglesa e sul-africana (do vírus) representa um grave risco de aceleração da pandemia”, comentou Castex, ao avisar que “os próximos dias serão determinantes” para a adoção ou não de um novo confinamento.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001