Quais são os tipos de gordura presentes no corpo? O endocrinologista Renato Zilli, do hospital Sírio-Libanês explica que o corpo dispõe de três tipos de gordura: branca, bege e marrom. A gordura branca predomina no abdômen e, apesar de fornecer energia e produzir hormônios, oferece riscos à saúde, como o desenvolvimento do diabetes. A gordura marrom tem como função a produção de calor por meio da queima de calorias. Já a gordura bege se dá como resultado da transformação da gordura branca, que é nociva à saúde. Ela é intermediária entre a branca e a marrom e pode ter a mesma função que a gordura marrom, auxiliando na queima de calorias*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah GianniniIngerir gordura faz mal à saúde? A nutricionista Gabriela Cilla afirma que a gordura é mal vista, mas não é a grande vilã da saúde. “Apesar de calórica, não é maléfica. Ela apresenta benefícios como o fornecimento de energia, sustentação para músculos e órgãos e produção de hormônios”Gordura trans nunca mais sai do corpo? A gordura trans é um tipo de gordura construída quimicamente – também chamada de gordura hidrogenada – e está presente, em sua maioria, em alimentos industrializados, como bolachas recheadas, salgadinhos e margarina. “É o que dá crocância aos alimentos”, afirma a nutricionista. Por não ser um tipo de gordura natural, a gordura trans não é absorvida pelo corpo. Com exercícios, essa gordura pode ser diminuída, mas não sai mais do corpoÉ possível perder a “gordura do tchauzinho”? A “gordura do tchauzinho”, localizada na região do tríceps, pode ser eliminada por meio de exercícios, já que o fortalecimento muscular toma o lugar da gordura. O acúmulo da gordura nessa e em outras regiões, como seios e bumbum, se dá por sua distribuição, associada a pré-disposição genéticaÁgua com limão emagrece? “Teoricamente, o limão tem função antioxidante, melhorando a digestão, mas, não necessariamente, emagrecendo. Isso seria um efeito secundário”, afirma Gabriela. Já alimentos termogênicos, como café e chá verde, podem ser aliados, acelerando o metabolismo. Mas, para que esses alimentos funcionem, é necessário aliar atividades físicas à alimentação. Oleaginosas, como amêndoas, amendoim e grãos integrais, como aveia, chia e linhaça dourada, também oferecem saciedade e são fontes de gorduras boasQual a quantidade ideal de gordura no corpo? Entre as mulheres, a quantidade ideal de gordura é de até 22%, pois o corpo feminino necessita de mais gordura para a proteção do útero e do bebê, no caso de gestantes. Já entre os homens, o ideal é de até 19% de gordura no corpoExercícios localizados queimam a gordura localizada? Não. A nutricionista afirma que o corpo não identifica onde o estoque é maior para queimar primeiro. A queima de gordura é feita de forma metabólica e total. Atividades aeróbicas apresentam um aumento do metabolismo, o que causa uma queima maior de gorduraObeso é apenas quem tem muito peso? Não. A nutricionista explica que a obesidade é definida pela composição corporal. Quem tem um índice de massa magra (muscular) alto não é considerado obesa. O excesso de gordura é a principal caracterização da obesidade

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