Vigilância Sanitária foi notificada assim que se identificou lote vencido
Arquivo/Agência Brasil
O Hospital Santa Lucinda, em Sorocaba, no interior paulista, aplicou doses de vacina contra a hepatite B fora do prazo de validade. A instituição particular informou que 44 recém-nascidos receberam o imunizante vencido.
Destes, 40 estão sendo acompanhados, e “nenhum problema foi relatado até o momento”. O hospital ainda tenta encontrar as quatro famílias restantes.
Leia também
STJ absolve preso por furto de dois pacotes de fralda em Santos (SP)
Justiça dá 90 dias para Prefeitura de SP apresentar plano contra enchentes
"Sei a angústia de vocês", diz mãe de suspeito de matar Lara
Segundo o hospital, assim que se identificou que o lote estava fora do prazo de validade, a Vigilância Sanitária foi notificada.
“Nossas equipes médicas acompanham o caso, e iniciamos um rigoroso levantamento das razões pelas quais isso ocorreu e se haverá a necessidade de aplicar uma nova dose dessa vacina”, acrescenta a nota do hospital.
O GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Sorocaba confirmou que foi informado sobre a situação.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo afirma que as vacinas de rotina são encaminhadas pelo Ministério da Saúde dentro do prazo de validade. “As prefeituras são responsáveis pelas aplicações das doses bem como pelo monitoramento em caso de eventos adversos”, acrescenta o comunicado.
A Prefeitura de Sorocaba disse, por nota, que, assim que as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município foram informadas do caso, “tomaram todas as devidas providências e acompanham de perto”.