Decreto será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (13)
Divulgação/Instituto Butantan
O médico infectologista David Uip será o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do estado de São Paulo, pasta criada pelo governo para a gestão e planejamento em saúde pública.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (12), pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), e o decreto será publicado no Diário Oficial nesta sexta (13).
“Teremos uma rede estratégica de soluções em saúde que permitirá a otimização de instituições de reconhecida excelência, mas que hoje possuem atuação isolada e sem coordenação única contra pandemias, epidemias e combate às doenças infecciosas”, disse Uip.
Veja também
São Paulo
Falha no sistema elétrico provoca lentidão em trens da Linha 9-Esmeralda
Cidades
Promotor paraguaio assassinado em lua de mel investigava crimes do PCC na tríplice fronteira
São Paulo
Após megaoperação da polícia na Cracolândia, usuários de drogas mudam para a rua do Triunfo
O médico, que atuou no Comitê Científico do estado durante a pandemia de coronavírus, explicou que a estrutura oferecerá vigilância de alta performance em saúde pública, reposicionando órgãos já atuantes no combate a epidemias e pandemias, entre eles o Instituto Butantan. O intuito da ação é potencializar a ação dessas instituições.
Rodrigo Garcia citou a experiência do infectologista entre as razões para nomeá-lo para o cargo.
“Em nome da população, agradecer o dr. David Uip pela colaboração voluntária que deu à população de São Paulo iniciando, coordenando e instituindo o Centro de Contingência no início do período da pandemia de Covid-19”, afirmou.
Segundo informou o governo paulista, os órgãos que atuarão em integração são o Instituto Butantan, Instituto de Saúde, USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Simi (Sistema de Informações e Monitoramento Inteligente), Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), IDEA-GOV (Hub de Inovação do Governo de São Paulo), Furp (Fundação para o Remédio Popular), Funcet (Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).