Japão vive terceira onda de covid
Issei Kato/Reuters – 19.11.2020
O Japão superou neste sábado (12), pela primeira vez, a marca de 3 mil casos diários de covid, enquanto um novo recorde foi registrado no número de infectados na capital Tóquio — 621, segundo fontes oficiais.
Dados de diferentes órgãos oficiais aos quais a emissora pública “NHK” teve acesso, indicam que nas últimas 24 horas, 3.031 pessoas foram infectadas com o novo coronavírus em todo o país.
Japão tem maior número de casos desde início da pandemia
O número supera o recorde anterior de 2.972 casos, registrado na última quinta-feira (10). O número final será divulgado pelo Ministério da Saúde nas próximas horas.
Com os casos de hoje, quase 179 mil casos de Covid-19 foram registrados no Japão até o momento. As mortes em todo o país em decorrência da doença já chegam a 2.588, incluindo os 21 óbitos registrados hoje.
Por sua vez, as autoridades de Tóquio informaram que 621 novos casos foram registrados na região metropolitana hoje, acima do recorde, na última quinta-feira, quando foram confirmados 602 infectados.
Pandemia de covid-19: A polêmica estratégia do Japão de ‘conviver’ com o coronavírus
O Japão está no meio da terceira onda de propagação da pandemia do novo coronavírus. Como resultado da primeira onda, o país entrou em estado de alerta sanitário, de 7 de abril a 25 de maio, com a proibição de grandes eventos públicos e o fechamento de estabelecimentos não essenciais, entre outras medidas, mas sem confinar a população.
Para esta terceira onda, o governo atribuiu-se um prazo de três semanas, a partir de 25 de novembro, para analisar a evolução da pandemia no país e a conveniência de aprovar novas restrições sociais.