Jovem morre em operação da PM em Santo André
Reprodução/Record TV
Um jovem de 22 anos morreu durante uma operação policial para evitar aglomerações em uma comunidade na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Toda a ação da Polícia Militar foi registrada por moradores. O caso está sendo investigado.
Nas imagens, é possível ver dois policiais militares cercados por pelo menos dez moradores em uma rua estreita da comunidade. Um dos PMs é agarrado, enquanto alguém aparece por trás e arremessa uma pedra no outro policial. Não é possível ver quem joga o objeto. A impressão é que o policial havia entrado na viatura para retirar a chave do contato e evitar que, em meio à confusao, levassem a chave, impedindo a saída da viatura.
Confusão e morte: Polícia é chamada para conter pancadão, leva pedrada e reage. Um homem é baleado e não resiste #CidadeAlerta pic.twitter.com/WaA5MWuiVg— Cidade Alerta (@cidadealerta) March 15, 2021
Leia também
Brasil registra 1.057 mortes e 36,2 mil casos de covid em 24 horas
Fase emergencial: vazio, centro de SP tem fila por almoço e passeata
Aulas suspensas mudam rotina e criam novamente desafio para as famílias no ES
Com a situação fora de controle, o PM, logo após levar a pedrada, atira para o alto duas vezes. Quem grava a cena se assusta, mexe o celular, e a câmera não mostra o momento exato em que o jovem Victor é baleado. “O primeiro tiro já foi no peito do meu irmão”, conta a irmã de Victor. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento.
Segundo os moradores, a viatura parou em um ponto da rua, os PMs abordaram um suspeito poucos metros à frente e o levaram até veículo. A prisão gerou a revolta de moradores. A mulher de Victor, Michele, disse que os policias bateram no suspeito e os moradores pediram para que não batessem nele. Ela disse que os policiais apontaram uma arma contra o rosto do rapaz. Segundo Michele, no momento em que o marido foi atingido, o suspeito já havia se soltado, e Victor teria sido agarrado pelo pescoço por um policial. Quando ele conseguiu se soltar, veio o tiro.
Em nota, o Comando da Polícia afirmou que o homem detido era suspeito de tráfico de drogas e que, depois da prisão dele, atiraram objetos e pedras contra os policiais, ferindo um deles. O suspeito foi retirado dos PMs e, segundo a corporação, Victor tentou desarmar um PM, que interveio e feriu o jovem.
Veja também
Brasil
Pazuello anuncia contrato com 138 mi de doses da Janssen e Pfizer
R7 Planalto
Ministro nega que governo tenha feito convite para Ludhmila Hajjar
Internacional
Morre norueguesa que desenvolveu trombose após receber vacina