São Paulo registrou aglomeração na vésperas das festas e voltou à fase vermelha
RENATO S. CERQUEIRA / FUTURA PRESS / ESTADÃO CONTEÚDO – 22.12.2020
A Justiça de São Paulo determina que o município de Cotia cumpra a fase vermelha do Plano São Paulo, como foi determinado pelo governo do Estado de São Paulo. O documento foi assinado pela juíza Ana Rita de Figueiredo Nery no dia 31 de dezembro.
Leia mais: Governo de São Paulo amplia quarentena até o dia 7 de fevereiro
Na tentativa de frear o avanço da pandemia da covid-19 durante as festas de final de ano, o governo estadual determinou que todo o Estado retroceda a fase vermelha, mais restritiva do Plano SP, que determina o fechamento de todos os estabelecimentos não-essenciais, entre os dias 25 a 27 de dezembro de 2020 e entre 1 a 3 de janeiro de 2021.
Leia também
Covas toma posse e promete SP ‘mais acolhedora e menos desigual’
Reeleito, Bruno Covas toma posse da Prefeitura de SP nesta sexta (1°)
Tempo frio e chuvoso abre o ano de 2021 em São Paulo
Cotia estava entre as 20 cidades que tinham decidido não seguir as determinações do Estado e que haviam sido notificadas pelo Governo. A juíza Ana Rita de Figueiredo Nery, de Itapecerica da Serra, decidiu, nesta quinta-feira (31), que a Prefeitura tinha 24 horas para seguir as regras do Plano.
Segundo a decisão, o prefeito de Cotia não editou Decreto Municipal e nem mesmo se dispôs a cumprir e a fiscalizar as medidas adotadas. A decisão ocorreu após uma denúncia do Ministério Público e caso não seja cumprida o município deverá pagar uma multa de 50 mil reais.