Divulgação / Governo de MG / Fábio Marchetto
Minas Gerais deve receber, nesta sexta-feira (24), mais 633 mil vacinas contra a covid-19. A informação foi confirmada pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).
Serão entregues 544.050 doses da Pfizer e mais 88.980 unidades da Astrazeneca/Fiocruz no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na região metropolitana. O 53° lote enviado pelo Ministério da Saúde será dividido em quatro entregas, sendo uma pela manhã e outras três durante a noite de sexta.
Do terminal, a carga segue para a Rede de Frio, no bairro Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte. Na central, os imunizantes serão avaliados, catalogados e será feita a separação do quantitativo a ser repassado para as URSs (Unidades Regionais de Saúde) e, na sequência, para os municípios.
Os imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca entregues nesta remessa devem ser usados de duas formas diferentes: na aplicação da segunda dose para diversas faixas etárias e como dose de reforço para idosos. A vacina da Pfizer também é utilizada nos adolescentes de 12 a 17 anos, que começaram a ser imunizados neste mês. A Pfizer é a única marca com autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em menores de idade.
Até esta quinta-feira (23), Minas Gerais já havia recebido mais de 29 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19, tendo repassado 84,3% do estoque aos municípios. Dos mais de 21 milhões de mineiros, 68,4% receberam a primeira dose da vacina e 37% estão totalmente imunizados contra a doença.Confira o avanço da vacinação pelo Brasil:
.main-r7mobile .mapa-da-vacinacao {
height: 145vw;
}
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.