Quase 90 mil pessoas devem ser vacinadas
Everaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
A partir desta sexta-feira (23), os moradores do distrito de Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo, devem se vacinar contra a febre amarela, a previsão é que 89 mil pessoas sejam imunizadas.
A previsão era de que o distrito entrasse apenas nas próximas fases da campanha. Mas a decisão precisou ser antecipada depois que um macaco foi encontrado morto, vítima da febre amarela, no Parque do Carmo, em Itaquera. A causa da morte foi confirmada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Adolfo Lutz.
As vacinas vão estar disponíveis em dois lugares. Na UBS Jardim Iva, Vila Nova York e na AMA/UBS Integrada Vila Antonieta, entre 8h e 17h.
Para se vacinar é preciso apresentar uma senha que vai ser distribuída nas casas a partir desta quinta-feira (22). Quem não receber, pode agendar a vacinação na própria UBS.
Saiba quem não pode se vacinar contra a febre amarela
Saiba o que fazer em caso de ração à vacina contra a febre amarela
Os outros bairros que ficam no entorno do Parque do Carmo — José Bonifácio, Cidade Líder, Iguatemi e São Mateus — já fazem parte da segunda fase da campanha, que começou no dia 25 de janeiro.
Parque Fechado
Também por causa da confirmação da morte de um macaco por febre amarela, a prefeitura decidiu fechar o Parque do Carmo para visitação a partir desta quinta-feira (22).
Até o momento, já são 32 parques fechados na capital.
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente também pede que os moradores da região evitem passar pelo Parque Linear Rio Verde. Este parque não pode ser fechado porque não possui grades ou portões de acesso, mas também é considerado área de risco, onde pode circular o vírus da febre amarela.
Campanha de vacinação
A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre amarela começou no dia 25 de janeiro e vai até o dia 24 de janeiro, mas ainda pode ser prorrogada.
Até a última quarta-feira (21), 1.793.979 pessoas já tinham sido imunizadas em mais de 20 distritos das zonas Leste, Sul e Sudeste. Foram aplicadas 1.737.171 doses fracionadas e 56.808 doses padrão.
Veja aqui quais são as unidades de saúde que participam da campanha