Angelo Perugini morreu aos 65 anos por covid-19
Divulgação / Alesp
O prefeito de Hortolândia, no interior de São Paulo, Angelo Perugini (PSD), de 65 anos, morreu nesta quinta-feira (1°) em decorrência da covid-19. A informação foi confirmada pelo governador João Doria, que emitiu uma nota lamentando a morte do político.
“Lamento profundamente a morte de Ângelo Perugini, mais uma vítima da covid-19. Prefeito de Hortolândia por quatro mandatos, honrou o cargo que ocupou e foi exemplo de dedicação à população. Sua colaboração para a emancipação do município e desenvolvimento da região é um legado muito importante. À família e amigos, meus sinceros pêsames”, escreveu Doria.
Leia também
Estado de SP encerra março com recorde de óbitos e casos por covid
O prefeito já estava internado e teve um agravamento no quadro clínico ao longo do tempo e algumas das funções cerebrais foram prejudicadas pela doença. Em nota, a prefeitura chegou a pedir orações pela recuperação de Angelo Perugini.
Histórico
Perugini foi deputado estadual, o quinto mais votado entre os 15 que se elegeram no PT, em 2014. Ele foi professor da Rede Estadual de Ensino, participou de lutas populares, foi coordenador da Secretaria Estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
Veja também
São Paulo
Maior favela de SP convive com fome e desemprego há um ano
São Paulo
Governo de São Paulo avalia não renovar fase emergencial
São Paulo
Governo cria ranking das cidades que mais vacinam em São Paulo
Em 1988, foi eleito vereador por Sumaré. Naquele ano, tinha início o processo de emancipação do então distrito de Hortolândia. Sua atuação foi importante para a consolidação da emancipação da cidade, em 19 de maio de 1991.
Em 1992, disputou a primeira eleição para prefeito. Quatro anos depois, foi eleito vice-prefeito de Hortolândia. Sua chegada ao Executivo da cidade se deu em 2004, com 65% dos votos. Perugini foi reeleito em 2008.
Atuou como líder e presidente da Agemcamp (Agência Regional Metropolitana da Região Metropolitana de Campinas – RMC) e presidente do PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), entidade que é modelo no país como cogestora em recursos hídricos.