Leilane, de 28 anos, espera por cirurgia vascular cerebral na rede pública de saúde
Reprodução Record TV

A mulher que foi filmada tentando resgatar o motorista da carreta que se envolveu na queda do helicóptero que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci na segunda-feira (12), na rodovia Anhanguera, próximo a São Paulo, revelou em entrevista a Record TV que possui uma doença grave e rara.
Leilane Rafael da Silva, 28 anos, mãe de três filhos, tem uma anomalia vascular cerebral que foi diagnosticada em novembro de 2018. A Malformação Arteriovenosa, também conhecida como MAV, é uma doença que afeta as conexões entre veias e artérias, sem a presença de um sistema capilar, e que atinge o sistema nervoso central.

Leilane explica que inicialmente os médicos acharam que seu problema era um tumor inoperável. “Eu estava em casa com meus filhos quando me senti mal e procurei um hospital”, conta. Segundo ela, o médico afirmou que os sintomas eram por causa da amamentação —Leilane havia tido um filho havia quatro meses.

Veja também: Câmera de vigilância grava queda de helicóptero que levava Boechat
Na segunda tentativa de buscar ajuda, outro médico pediu para que Leilane ficasse internada e passasse por uma série de exames. Nesses exames foi diagnosticado um possível tumor. “A gente sente muito por ela que é jovem, mas pelo tamanho na tomografia do tumor é inoperável”, relembrou sobre a fala dos médicos ao marido.

Veja também

Presidente da Record TV: ‘Boechat era um símbolo da comunicação’
‘Uma pessoa sem luxo’, diz viúva de Ricardo Boechat

No entanto, com exames mais sofisticados a MAV foi finalmente diagnosticada. De acordo com o Dr. Hélio Machado, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, apesar de ser uma malformação e o paciente já nascer com esse prognóstico, a doença só manifesta na fase adulta, por volta dos 30 anos. “É possível identificar em crianças, mas é muito raro que isso aconteça”, explica.

Leilane agora espera liberação para fazer uma cirurgia na rede pública de saúde.

Veja a reportagem completa no Balanço Geral:

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001