Cena de Musa Manzini tocando violão durante a operação foi gravada por médico
Reprodução

Um conhecido músico de jazz da África do Sul tocou violão durante a cirurgia do próprio cérebro para a retirada de um tumor. A cena foi gravada por um dos médicos da equipe e divulgada no site de notícias local News24.

O baixista Musa Manzini não só ficou acordado, como também “deu uma palhinha” durante a operação no Hospital Central Inkosi Albert Luthuli, em Durban, realizada na semana passada.

Leia também: Bactérias podem surgir em prótese craniana após anos de uso

Segundo relatou ao site, ele recebeu anestesia, mas foi acordado no meio da cirurgia para “participar” tocando o instrumento. O procedimento durou seis horas no total.

A prática não é incomum. Chamada de craniotomia em paciente acordado, tem o objetivo de permitir aos médicos que operem o órgão com a segurança de não danificar áreas delicadas. No caso de Manzini, o tumor estava no lobo frontal direito, segundo o site.

Saiba mais: Casais que envelhecem juntos trocam implicância por afeto

Uma das metas era monitorar os movimentos dos dedos do músico. Se ele começasse a errar os acordes ou ter dificuldade em executar a atividade, os médicos notariam que estavam fazendo algo errado.

“Havia um grande risco de a parte esquerda do meu corpo ficar paralisada”, afirmou Manzini ao site.

Veja também: Brasileiros desenvolvem técnica inédita de cirurgia no cérebro com uso do celular

O músico afirmou ao News24 que o sintoma que o levou a descobrir o tumor foi sentir o lado esquerdo do corpo dormente. “Pensei que estava tendo um derrame”.

Mas, após uma ressonância magnética, descobriu-se que ele não tinha entupimento de vasos, mas sim um tumor do lado direito do cérebro – por essa razão, sentiu reflexos no lado esquerdo do corpo.

Segundo o site, a cirurgia foi bem-sucedida e ele recupera-se em casa.

Assista ao vídeo:

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001