O pão é mesmo o vilão das dietas? A nutricionista Edvânia Soares afirma que, de certo modo, sim. Isso porque o pão, de maneira geral, é composto por farinha, sal, açúcar e fermento, quatro tipos de farinha branca, o que acaba inflamando o corpo e provocando inchaço abdominal. Um pão francês tem, em média, 130 calorias, e a única função que apresenta no organismo é a de fornecimento de energia, segundo a nutricionista. A tapioca pode ser uma opção para substituição, pois oferece, além de energia, alguns minerais, como ferro, e não contém sódio, açúcar e fermento*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah GianniniTirar o pão francês da dieta ajuda a emagrecer? A nutricionista Erica Oliveira, do Hospital 9 de Julho, afirma que a ingestão de três pães equivale a 450 calorias, o correspondente ao gasto energético de uma hora de corrida. Segundo Erica, se esse alimento for retirado e não houver compensação de calorias em outras refeições, o resultado pode ser a perda de pesoQual o tipo de pão que mais engorda? De acordo com Erica, os pães que mais engordam são os pães doces, pães recheados, tanto doce quanto salgado, croissants e folheados à base de farinha branca, pois possuem maior valor calóricoPão com azeite é um hábito saudável? As nutricionistas afirmam que o hábito, comum na Europa, é feito com pães de fermentação lenta e natural e azeite extra-virgem, o que garante uma boa qualidade aos ingredientes. Edvânia explica que, além disso, na Europa o pão é feito com farinha integral, o que influencia na sensação de saciedade, e o azeite costuma conter Ômega 3, que fornece “gorduras boas” que ajudam a manter o colesterol baixoO que deixa alguns pães “pesados” para comer? A nutricionista explica que alguns pães ficam mais “pesados” por conta de aditivos, nem sempre saudáveis, que podem dar essa sensação para pessoas mais sensíveis. Uma dessas substâncias é o bromato, que já teve sua utilização proibidaComo consumir pão de forma saudável? Edvânia afirma que um dos fatores prejudiciais no consumo de pães são os acompanhamentos, como a margarina, que é fonte de “gorduras ruins” para o corpo. Ela afirma que consumir pães com geleias 100% naturais e sem açúcar ou com queijos cottage ou ricota com manjericão são opções mais saudáveisPães podem ajudar a controlar a saciedade? Pães feitos com farinhas integrais e que contiverem grãos ajudam a controlar a saciedade, conforme afirma Edvânia. Isso acontece porque esses pães são feitos com ingredientes ricos em fibras, como a aveia, farinha integral e a linhaçaPor que alguns pães dão azia? Algumas pessoas reclamam de eventuais refluxos gástricos que podem aparecer após a ingestão do alimento. Isso acontece porque alguns pães não têm seu cozimento perfeito no meio, devido ao seu tamanho, segundo Erica. A nutricionista afirma que o ideal é torrá-los, principalmente no meio, para que a digestão fique mais fácil e haja menor chance de azia. Segundo ela, pães que passam por fermentação natural apresentam menor chance de gerar refluxo, pois o processo natural modifica o glúten e outras substâncias, facilitando a digestãoComer pão junto às refeições faz mal? Erica afirma que o consumo do alimento junto a outras refeições não faz mal, desde que some o alimento a outros carboidratos, de maneira a fazer um controle da ingestão do pão

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