O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni
Noelia F. Aceituno/EFE – 26/02/2020
O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, anunciou neste sábado (7), através das redes sociais, que o país registrou o primeiro caso de coronavírus no país, ainda sem dar detalhes sobre o paciente.
O integrante do governo, que não falou sobre a identidade e a possível fonte do contágio, afirmou que concederia entrevista coletiva ainda hoje sobre a chegada da Covid-19, doença provocada pelo patógeno surgido na China, no território paraguaio.
Semanas atrás, autoridades locais revelaram que uma cidadã paraguaia estava infectada com o coronavírus, no entanto, ela não estava no país, já que vive na Itália.
Nesta sexta-feira (6), o ministro havia anunciado que o Paraguai tinha oito casos suspeitos, além de 60 pessoas em vigilância, por terem chegado de países afetados pela Covid-19.
Veja também
Desaba hotel na China usado para quarentena do novo coronavírus
Casos de coronavírus na China caem pela primeira vez desde janeiro
Mazzoleni, nas breves informações que divulgou, se dirigiu à população, lembrando dos protocolos de prevenção instalados ainda em fevereiro nos principais aeroportos do país, que recebem aviões que fazem rota internacional.
Dias atrás, após a confirmação do primeiro caso no Brasil, o ministro da Saúde anunciou que seria instalado um Centro Operacional de Emergência, para também reforçar a vigilância nas fronteiras por terra.
Além disso, foi suspensa por tempo indeterminado a emissão de vistos para cidadãos da China, que é o país com mais casos de infecção pelo coronavírus e epicentro da epidemia.