Paris vai obrigar uso de máscaras

Charles Platiau/Reuters – 15.8.2020

A prefeitura de Paris confirmou nesta quinta-feira (27) que o uso de máscaras para proteção de nariz e boca será obrigatório em toda a cidade a partir de amanhã, devido a um novo surto de coronavírus.

A secretária de Saúde da capital francesa, Anne Souyris, confirmou à emissora BFM TV que a normal entrará em vigor amanhã, às 8h (local, 3h de Brasília) em toda a cidade. Até agora, só era obrigatório em áreas de alto tráfego, sob pena de uma multa de 135 euros.

Veja também

França aumenta lista de regiões na ‘zona vermelha’ do coronavírus
Medo de uma segunda onda da pandemia aumenta na Europa

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, antecipou a notícia na manhã desta quinta, formalizada pela prefeitura de polícia de Paris em uma nota oficial.

“O uso da máscara será obrigatório para todos os pedestres que circulam em espaços públicos, usuários de bicicletas, motocicletas, scooters e outros objetos de mobilidade pessoal, motorizados ou não”, diz o comunicado. Os motoristas de carros particulares e caminhões dentro de seus veículos estão isentos.

O uso obrigatório de máscaras também será aplicado a partir de amanhã nos departamentos vizinhos de Hauts-de-Seine, Val-de-Marne e Seine-Saint-Denis.

Obrigação em outras cidades

A decisão segue a anunciada na última terça-feira por Marselha, em alerta vermelho devido à forte circulação do coronavírus. Além de impor o uso obrigatório da máscara, a cidade decretou o fechamento de bares e restaurantes às 23h (local) em todo o departamento das Bouches du Rhône, medida que o governo não descarta aplicar também na capital.

Paris e Marselha são os únicos departamentos em alerta vermelho por enquanto, mas hoje o governo estendeu a medida para 19 dos 101 departamentos na França. A classificação autoriza os prefeitos a limitar a circulação de pessoas e veículos, proibir certas concentrações de pessoas e fechar provisoriamente restaurantes, museus e mercados, entre outros pontos, quando considerado necessário.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001